PARANÁ: População será beneficiada com novo equipamento de combate ao câncer

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A população de Curitiba, no Paraná, será beneficiada com um novo acelerador linear na rede de saúde pública, o terceiro da região e que vai aumentar em 30% o número de atendimentos por mês em 399 municípios próximos. O equipamento é utilizado para tratamento de câncer e faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS) e a estrutura onde está instalado o novo aparelho foi inaugurada nessa segunda-feira (12), pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, que comentou os investimentos no setor.

  

 SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros. 

“Essa compra que foi feita de 80 aceleradores, depois auditamos mais 20 e serão 100, permitiu não só um preço muito baixo, quase um terço do que se compravam os equipamentos individualmente, como também a fábrica da Varyan se estabelecerá no Brasil. Então já está com prédio pronto em Jundiaí, em São Paulo, e quando fabricarem os equipamentos aqui, a manutenção desses equipamentos deixará de ser em dólar e passará a ser em reais o que para os prestadores de serviço é uma grande vantagem”.

 

REPÓRTER: O Ministério da Saúde investiu mais de quatro milhões de reais na compra do equipamento e construção do bunker, que é o espaço destinado para instalação do aparelho. Ainda estão programadas as entregas de outros 77 equipamentos em 23 estados do país.

 

Reportagem, Janary Damacena

Receba nossos conteúdos em primeira mão.