PARANÁ: Estudantes de Londrina doam repelentes para grávidas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O Paraná notificou mais de sessenta e quatro mil casos de Dengue em 2016. É o estado com o maior número de pessoas vítimas do mosquito que também transmite Chikungunya e Zika na Região Sul. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o estado supera em mais de dez vezes o número de casos notificados de Dengue em Santa Catarina e em mais de vinte vezes os números registrados da Doença no Rio Grande do Sul. Este quadro pede ações concretas, coordenadas e eficazes para conter a infestação do mosquito no estado. Com a chegada do verão, o calor e a umidade favorecem muito a reprodução do mosquito. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, pede o envolvimento das escolas e das empresas no trabalho de mobilização da população para ações de combate toda sexta-feira.

TEC/SONORA:
Ricardo Barros, Ministro da Saúde.

“Vamos identificar focos, vamos mobilizar as escolas, motivar os alunos para que, ao fim de cada aula, fazer a vistoria em casa. As empresas escalarem funcionários para eliminar os focos nas sedes das empresas. Depende de cada brasileiro fazer a sua parte.”

LOC: Alunos do Colégio SESI Internacional de Londrina criaram uma ação de combate concreta e eficaz. Eles arrecadaram repelentes para doar a cinquenta e duas gestantes na Unidade Básica de Saúde Dr. Newton Leopoldo, que fica na Avenida Dez de Dezembro, na Vila Casoni. Os repelentes foram arrecadados quando os estudantes participaram de uma gincana na escola. A intenção é ajudar na proteção contra o mosquito transmissor da Dengue mas que também transmite o vírus que pode provocar a Microcefalia nos bebês. A orientadora pedagógica do SESI Internacional, Patrícia Magoga explica esta ação.

TEC/SONORA: Patrícia Magoga, Orientadora Pedagógica do SEZI Internacional.

“Eles fazem consultas com gestantes lá na Unidade de Saúde de meio dia e meia até às duas da tarde. Então nós estaremos lá nesse período com os estudantes da equipe que ganhou a gincana distribuindo os repelentes para as gestantes desse bairro de Londrina onde se constatou um número maior de casos”.

LOC: De novembro de 2105 a dezembro d 2016, o Paraná teve 49 notoficações de casos suspeitos de microcefalia. Até o momento, cinco deles já foram confirmados. O número de notificações de chikungunya ultrapassa 800 casos. Saiba mais sobre o combate ao moquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika em saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.