Data de publicação: 22 de Junho de 2017, 01:05h
Para alcançar meta, estado conta com 21 pontos de coleta na hemorrede
LOC.: O Paraná registra, em média, 15 mil doações de sangue ao mês. O número representa cerca de 2,3% da população paranaense, de acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do estado. Segundo o Hemepar, a meta é chegar ao índice preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 3%, até o fim de 2018. O diretor do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach, explica que o estoque de sangue precisa ser renovado diariamente, independente do tipo sanguíneo.
TEC./SONORA: Paulo Roberto Hatschbach, diretor do Hemepar.
“O sangue mais coletado, que mais tem, é O positivo, e realmente o que mais sai também. E aquela falta realmente, que é da rede inteira nacional, que é o O negativo, que é o doador universal, que só quatro por cento da população tem esse tipo sanguíneo. Nossa preocupação é todos os dias, amanhã é um novo dia, como é que a gente vai captar esse sangue, se vai ter doador ou não, como é que a gente vai fazer estratégia de chamar esses doadores, é uma preocupação todos os dias.”
LOC.: A psicóloga Bruna Dias, 27 anos, doa sangue regularmente desde os 20. Pelo menos três vezes ao ano ela visita o Hemepar, no Alto da Rua XV, em Curitiba. Em casa, sua mãe seguiu o exemplo e também se tornou doadora assídua. Por acreditar ser um ato solidário, Bruna costuma incentivar familiares e amigos a doarem sangue.
TEC./SONORA: Bruna Dias, psicológa.
“Sou doadora de sangue já faz sete anos. Eu acho que é supergratificante uma parte de você poder contribuir com a sobrevivência de um outro ser humano. Eu entendo como algo muito simples, muito pequeno para nós como doadores poder estar ajudando. Então é uma forma simples e que tem uma grande contribuição, por isso que eu doo com o maior prazer.”
LOC.: O Estado do Paraná conta com 21 pontos de coleta de sangue na rede pública. Na capital, os doadores devem procurar o Hemocentro Coordernador da Rede Hemepar, localizado na Travessa João Prosdócimo, no Alto da Rua 15. A coleta é feita de segunda a sexta-feira, das sete e meia da manhã às seis e meia da tarde, com distribuição de senhas até às cinco da tarde. No sábado, o serviço funciona das oito da manhã às cinco e meia da tarde. Para informações, ligue para 3281-4000. Repetindo: 3281-4000. A lista completa das unidades do estado pode ser consultada no site do Hemepar. A sua solidariedade pode salvar vidas, doe regularmente! Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev