PARANÁ: Boletim registra mais de 1 milhão e 500 imóveis visitados na terceira fase de combate ao Aedes

Do total de imóveis visitados no Paraná, mais de um milhão e 200 foram vistoriados por agentes de saúde.
 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As ações de combate ao Aedes aegypti continuam sendo intensificadas nos estados brasileiros. De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, mais de um milhão 500 imóveis já foram visitados no Paraná. No terceiro ciclo do combate ao mosquito, mais de quatro mil e 600 municípios brasileiros já registraram as visitas dos agentes de saúde ao Sistema Informatizado de Monitoramento da Presidência da Republica. A visita domiciliar é uma das ações de combate ao Aedes desenvolvida no estado. Para evitar que o mosquito transmita a dengue, a febre chikungynya e o vírus Zika, a população também pode ajudar, como reforça a coordenadora do programa de combate à dengue, Themis Buchmann.
 
SONORA: coordenadora do programa de combate à dengue, Themis Buchmann
 
“Nós precisamos do apoio de todos, combater de todos nós. Então, a população precisa ficar atenta à tudo aquilo que pode ser um criadouro e fazer a sua limpeza dentro de casa e no seu quintal.”
REPÓRTER: Do total de imóveis visitados no Paraná, mais de um milhão e 200 foram vistoriados e 278 mil imóveis não receberam a visita dos agentes, porque estavam fechados ou por recusa da entrada dos agentes. É fundamental a participação de toda a população para eliminar o Aedes e evitar que mais pessoas contraiam a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika, como explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antonio Carlos Nardi.
 
SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antonio Carlos Nardi
 
“O mosquito Aedes aegypti tem uma capacidade muito rápida de proliferação e consegue colocar os seus ovos em qualquer lugar com pequenas quantidades de água. Os ovos têm duração de até 450 dias, por isso elimine totalmente da sua casa, do ambiente de trabalho, do ambiente de convívio social, todo e qualquer recipiente que possa, no futuro, juntar água parada. Vistorie a sua casa e fique atento à todos os lugares podem se tornar criadouros do mosquito. Envolva também seus colegas em ações de combate ao mosquito, para que não deixemos ele nascer. Sobretudo, porque o Aedes é mais ativo durante o dia, período em que a maioria das pessoas está em seu trabalho.
 
REPÓRTER: No país, mais de 315 mil agentes de saúde e de endemias, militares das Forças e membros da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão trabalhando para combater o Aedes aegypti em todos os estados do país. Saiba mais no site do Ministério da Saúde, no endereço: combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.