Data de publicação: 07 de Abril de 2017, 01:44h
LOC: A luta contra o mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya ganhou uma grande colaboração no Estado da Paraíba: a ajuda dos alunos da rede pública que, durante o ano, vão participar do Programa Saúde na Escola. O objetivo do projeto – fruto de uma parceria entre Secretarias de Estado de Saúde e de Educação – é bem simples: transformar os estudantes em agentes de combate ao mosquito dentro das próprias casas.
De acordo com a Secretaria de Educação, os temas relacionados do combate ao inseto são tratados durante todo o ano letivo nas escolas. Apesar disso, algumas ações pontuais são pensadas para intensificar, ainda mais, o debate entre os estudantes. Um exemplo será na primeira semana de abril, do dia 3 ao dia 7, quando os alunos vão se reunir para discutir o tema.
TEC/SONORA: Marta de Medeiros, gerente-executiva do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação.
“Inclusive na primeira semana de abril, dos dias 3 a 7, nós fizemos uma determinação de que seria a semana de combate ao mosquito. No sentido de evidenciar nossas ações, que já foram desenvolvidas agora no mês de março. Mais especificamente, na primeira semana de abril, junto com as secretarias Municipais de Saúde e a Secretaria Estadual de Educação, nós estamos desenvolvendo essa ação em todas as escolas das redes municipais de ensino, em todos os segmentos”.
LOC: De acordo com Marta de Medeiros, o objetivo das ações nas escolas é que os alunos possam exercer a cidadania desde cedo. É nas pequenas ações do dia a dia que eles ajudam a manter a casa, a família e a vizinhança protegidas das doenças que o mosquito passa.
TEC/SONORA: Marta de Medeiros, gerente-executiva do Ensino Fundamental
“Na verdade a gente educa para que o aluno seja protagonista de suas ações e consiga, de forma significativa, trazer aquilo para sua vida pessoal e coletiva. E dentro dessa perspectiva enquanto rede, enquanto Educação do Estado da Paraíba, a gente defende que os alunos devem, de uma forma geral, ser protagonistas do conhecimento, podendo se apropriar desse conhecimento e fazer a sua parte, ter a sua cidadania”.
LOC: De acordo com as últimas informações da Secretaria de Saúde da Paraíba, já foram notificados nos primeiros três meses deste ano 454 casos de Dengue, 25 de Zika e 139 casos de Chikungunya. Na avaliação do chefe do núcleo de fatores biológicos do Estado, Luiz Almeida, a responsabilidade na luta contra o mosquito é de toda a população.
TEC/SONORA: Luiz Almeida, chefe do núcleo de fatores biológicos da Paraíba.
“Intensificar as ações nas escolas junto aos estudantes, para que levem informação para dentro de casa, para conversar com os pais, com os parentes. Uma vez que o índice de infestação está alto e a responsabilidade é de todos. Não só dos gestores públicos, mas da população, da comunidade de forma geral.”
LOC: Evitar que o mosquito nasça é um trabalho simples: basta que as famílias separem 15 minutinhos por semana para checar se não existe nenhum recipiente com água parada dentro de casa. Para mais informações sobre os sintomas das doenças e sobre como se prevenir do mosquito, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev