PARAÍBA: Combate ao Aedes tem quase 100% de imóveis visitados, no estado

Cerca de 260 militares do Exército e 150 do Corpo de Bombeiros estão ajudando a eliminar os focos do Aedes

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A frente de combate ao mosquito Aedes aegypti está próxima de atingir a meta de visitar um milhão e 200 mil imóveis nos municípios da Paraíba. De acordo com a secretaria Estadual de Saúde, oito mil 360 agentes comunitários de saúde e dois mil e 300 agentes comunitários de endemias já visitaram cerca de um milhão e 180 mil imóveis, em 223 municípios. O frentista, Douglas Duarte é morador de Monteiro, e já teve a visita dos agentes. Ele conta que, além de educados, os agentes vistoriam toda a casa e orientam os moradores sobre como evitar a proliferação do mosquito. 
 
SONORA: Frentista de posto de gasolina, Douglas Duarte.
 
“Primeiramente eles entram em contato com a gente, sempre muito educados, perguntam se podem dar uma vistoria na nossa casa, se a gente guarda algum recipiente com água para gasto ou até mesmo para uso próprio, para lavar a louça, fazer comida, em tonéis ou em baldes. Aí, após isso, eles fazem a vistoria, olham o quintal, verificam o banheiro, acompanham no muro se tem algum objeto que guarde água, dá recomendação para a gente ficar sempre de olho.”
 
REPÓRTER: A ação de combate ao Aedes na Paraíba conta ainda com ajuda de cerca de 260 militares do Exército e 150 do Corpo de Bombeiros, veículos fumacê e bombas borrifadoras. Mas, as práticas de combate ao Aedes devem ser rotineiras, como lembra a secretária Estadual de Saúde da Paraíba, Roberta Abath. Ela pede que a população colabore com o trabalho dos agentes.
 
SONORA: Secretária Estadual de Saúde da Paraíba, Roberta Abath.
 
"O apelo que nós fazemos à população paraibana é o apelo de abrir as portas para os Militares e os agentes que estão auxiliando no combate ao Aedes. E que cada dono do seu espaço onde mora, cada dona de casa, cada pessoa entenda que o espaço é seu e que também tem que tomar conta após a visita desses agentes. É fundamental.”
 
REPÓRTER: O Ministério da Saúde recomenda que cada família dedique 15 minutos por semana para combater o Aedes aegypti. Como não há remédios, nem vacinas para o tratamento do Zika, o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, explica que, a única forma de se proteger é evitar que o mosquito nasça.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro
 
“Como nós não temos vacina, nós só temos um caminha a trilhar: é eliminar o mosquito para que ele não transmita nem a dengue, nem a chikungunya e nem o vírus Zika.”
 
REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes Aegypti nasce dentro de casa. Por isso, a participação da população é fundamental. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.