PARAÍBA: Autonomia da Polícia Federal tem apoio da população do Estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A campanha pela autonomia financeira e administrativa da Polícia Federal tem ganhado apoio da população paraibana. Ao longo das manifestações que ocorreram durante o mês de março contra a corrupção e o governo Dilma Rousseff, os manifestantes que foram às ruas de João Pessoa e Campina Grande levaram cartazes pedindo a aprovação da Proposta de Emenda a Constituição, a PEC 412, que prevê a autonomia da Polícia Federal. Atualmente a PF é vinculada ao ministério da Justiça e, por isso, é o governo quem escolhe o diretor-geral da corporação e defini onde os recursos destinados à polícia vão ser aplicados. A PEC que espera para ser votada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados altera essa relação e desvincula a corporação do governo.O relator do projeto na comissão, deputado Federal, João Campos, do PSDB de Goiás, informou que aguarda apenas a nova composição da CCJ para colocar a PEC em votação

SONORA: deputado Federal, João Campos, PSDB-GO

 

“O quê se pretende com a PEC 412? É impedir que o governo, como vem ocorrendo, é que, na medida em que, a Polícia Federal, como polícia judiciária, tenha autonomia para realizar a investigação, e aí o governo não pode interferir, o governo não encontre caminhos oblíquos para inviabilizar a investigação, não garantindo recursos orçamentários, financeiros”.

REPÓRTER: Para pressionar os parlamentares a votarem a PEC, uma carta do povo brasileiro ao Congresso Nacional está sendo assinada pela população. De acordo com a ADPF, o documento já conta com mais de 300 mil assinaturas. A expectativa da associação é de que, nos próximos meses, dois milhões de pessoas assinem o documento. O ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior, ressalta que a Polícia Federal é uma instituição de Estado e precisa ter autonomia para continuar as ações de combate à corrupção sem interferências.

SONORA: ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior

 

“A Polícia Federal não é um órgão de governo. É um órgão de Estado. Ela merece pelos seus trabalhos e por aquilo que ela tem realizado em prol da Democracia, ser reconhecida como autônoma”.

REPÓRTER: A carta em favor da autonomia da Polícia Federal está disponível para os paraibanos na internet. Basta acessar o site da ADPF, no endereço adpf.org.br

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.