PARAÍBA: Alto Sertão apresenta maior índice de risco de surto no Estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Segundo dados do Primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti - o LIRAa de 2017, dos 223 municípios paraibanos, 88 apresentaram dados que apontam situação de risco para ocorrência do surto da Dengue, Zika e Chikungunya. O município com o maior índice de risco é Cajazeirinhas, localizada no Alto Sertão paraibano. 
O pequeno município, de aproximadamente três mil habitantes, sofre com a seca e para garantir a presença da água, a população faz o armazenamento em cisternas. O descuido com o acúmulo de água pode provocar o alto grau de infestação da região, como explica o chefe do núcleo de fatores biológicos da Paraíba, Luiz Almeida.
 
TEC/SONORA: Luiz Almeida, Chefe do núcleo de fatores biológicos da Paraíba, Luiz Almeida
 
“Nós tivemos municípios em todas as regiões do estado, contudo a região que vem demonstrando um maior índice começa no Cariri até o Alto Sertão, que são locais onde já uma escassez de água muito grande e as pessoas ainda tem a necessidade de armazenar água constantemente e talvez por isso esses municípios tenham apresentado um índice de infestação muito elevado.”
 
LOC: Também foram notificados pela secretaria de Saúde da Paraíba, nos primeiros três meses deste ano, 454 casos de Dengue, 25 casos notificados por Zika e 139 casos de Chikungunya. Com base nesses números foram realizadas uma série de ações para reduzir as ocorrências, detalha o chefe do núcleo de fatores biológicos da Paraíba, Luiz Almeida.
 
TEC/SONORA: Luiz Almeida, o Chefe do núcleo de fatores biológicos da Paraíba
“Foram desencadeadas várias ações conforme o Plano de Contingência do Estado, onde já foram iniciadas as capacitações de manejo clínico para Dengue, Zika e Chikungunya. Foram realizados, em fevereiro, reuniões com os secretários de Saúde dos municípios, foram realizadas reuniões com todos os técnicos da área de vigilância ambiental das doze gerencias regionais do Estado como forma de sensibilizar os gestores municipais para intensificarem as ações em seus territórios”.
 
LOC: O núcleo de fatores biológicos da Paraíba também alerta para que a população colabore evitando água parada, acúmulo de lixo e informe a secretaria de Saúde do município qualquer caso suspeito de criadouros do mosquito. 
Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.