REPÓRTER: Arrecadação, desenvolvimento, Amazônia e união foram os temas abordados pelo governador do Pará, Simão Jatene, durante a aula magna de abertura do ano letivo da Escola Superior da Magistratura, do Poder Judiciário do Pará, na manhã de quinta-feira, dia 19, no auditório Agnano Monteiro Lopes, no Fórum Cível de Belém. Ao final, o governador propôs um pacto dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e da sociedade a fim de impulsionar o Estado em medidas estruturantes.
SONORA: Governador do Pará, Simão Jatene.
“É fundamental que exista uma integração cada vez maior, respeitadas as autonomias constitucionais entre Executivo, Legislativo e Judiciário. E momento como esse terminam contribuindo para que se troque informações, para que se discuta experiências e sobretudo se consolide essa percepção de que independente se no Judiciário, no Executivo ou no Legislativo, todos nós integramos o Estado e nesse sentido a sociedade espera de nós cada vez mais no sentido de uma vida com qualidade melhor”.
REPÓRTER: Na palestra, o governador Simão Jatene destacou a economia e o desenvolvimento do Pará. A diretora da Escola Superior da Magistratura, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, acompanhou o evento e comenta que o Judiciário e o Estado devem contribuir para a melhoria da sociedade.
SONORA: Diretora da Escola Superior da Magistratura, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento.
“Nó sabemos hoje da grande responsabilidade que o Judiciário tem com o Estado. Então é importante nós termos conhecimento da questão econômica do Estado, no sentido de que isso venha a nos dar subsídios para decisões. A partir do conhecimento dele, tomarmos determinadas definições não só a nível de Judiciário, mas eu acho que todos aqui como cidadão devem refletir sobre tudo isso e contribuir para a melhoria do nosso Estado”.
REPÓRTER: A aula inicial da Escola Superior da Magistratura reuniu juízes, operadores do direito e estudantes. O presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Constantino Guerreiro, comenta a parceria do Judiciário com o Legislativo e o Executivo.
SONORA: Presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Constantino Guerreiro.
“Os três poderes caminhando juntos, lógico, cada um na sua caminhada própria, com orçamento próprio, com financeiro próprio, mas uma caminhada de unidades, cada um ajudando naquilo que puder ajudar e se respeitando acima de tudo”.
REPÓRTER: A palestra da Escola Superior da Magistratura, realizada pelo Governador Simão Jatene, ocorreu no Fórum Cível de Belém.
Reportagem, Thamyres Nicolau