PARÁ: Organização da Festa do Círio anuncia mudança em traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré

Salvar imagem

REPÓRTER:  A romaria do traslado da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que marca o início das procissões do Círio, será alterada para reduzir o percurso e a pressão sobre o trânsito na BR-316. A mudança foi anunciada pela diretoria de Procissões da Festa de Nazaré nesta quinta-feira (15), em Belém.
 
Tradição que se mantém há 20 anos, a romaria do traslado começa na Basílica de Nazaré, no centro de Belém, quando a imagem peregrina é posta em um carro acompanhado por batedores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e segue pelas ruas até os municípios de Ananindeua e Marituba, na Grande Belém. O traslado integra as 12 procissões que fazem parte da quadra nazarena.
 
Até 2015, a imagem peregrina da Virgem de Nazaré percorria 52 quilômetros em 12 horas de procissão, mas após um estudo feito pela diretoria da Festa de Nazaré e órgãos como a PRF, foi decidido que a romaria passará a ter 45 quilômetros e duração de 11 horas.
 
Segundo a diretoria do Círio, o trajeto continua o mesmo até a barreira da PRF, no quilômetro 8, porém, em vez de seguir direto até Marituba, a romaria vai pegar o retorno na altura da barreira e voltar para a igreja matriz de Ananindeua, onde chegará ao fim.
 
Com informações da diretoria do Círio 2016, reportagem, Storni Jr. 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.