PARÁ: Mais de 15 mil pessoas foram atendidas na Semana de Conciliação

Até o dia 4 de dezembro o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estará recebendo os dados finais das Comarcas no Brasil que participaram da  Décima edição da Semana Nacional da Conciliação. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

 
REPÓRTER: O servidor público Gilberto Chaves estava com um processo na justiça relacionado ao IPTU. O servidor esteve participando da Semana Nacional de Conciliação e conseguiu resolver de vez seu problema.
 
SONORA: O servidor público Gilberto Chaves Alho
 
“Eu estava totalmente inadimplente, então eu vim para cá para conciliação. Olha além dos descontos, o número de prestação é maior e todas as negociações eu consegui incluir no meu orçamento. É muito mais fácil por aqui. Eu sou muito bem atendido.”
 
REPÓRTER: Com o slogan “o caminho mais curto para resolver seus problemas”, a campanha da Semana Nacional da Conciliação reforçou a ideia de que a conciliação é uma forma pacífica, rápida, eficaz e definitiva de solução de conflitos.  O Tribunal de Justiça do Estado do Pará, a exemplo dos anos anteriores, aderiu à campanha no 1º e 2º grau de jurisdição, com participação dos Juízes, Conciliadores, Advogados, membros da Defensoria Pública e do Ministério Público.  No Pará, mais de quinze mil pessoas foram atendidas.A coordenadora do Macrodesafio das Execuções Fiscais do CNJ no Pará, juíza Kédima Lyra, titular da 1ª Vara de Execução Fiscal de Belém, destaca que qualquer número de acordo é sempre válido.
 
SONORA: Juíza Kédima Lyra.
 
Eu penso que por mais que nós fizéssemos dez acordos, a semana nacional da conciliação já teria sido válida, quanto mais pro número expressivo que nós já conseguimos”.
 
REPÓRTER: De acordo com osúltimos dados fornecidos pela Coordenadoria de Estatística do TJPA, foram realizadas 677 sentenças de transação penal. 8.689 audiências de conciliação, com 2.218 acordos homologados, onde a soma de valores homologados passam de onze milhões de reais.  O aposentado Darcílio Pereira, esteve participando do último dia da Semana Nacional de Conciliação, e ressaltou sua satisfação com a oportunidade de resolver seu problema.
 
SONORA: Aposentado Darcílio Pereira.
 
“Ótimo! Foi um peso que eu tirei, eu fiquei mais tranquilo, porque é muito ruim esse negócio da gente está com dívida pendente e graça a Deus agora eu não estou mais pendente.”
 
REPÓRTER:  A conciliação é uma forma democrática de resolução dos problemas judiciais, onde todas as partes saem ganhando, destaca o vice-presidente do TJPA, desembargador Ricardo Nunes.
 
SONORA: Vice Presidente do TJPA, desembargador Ricardo Nunes.
 
“A conciliação é uma forma democrática de resolução dos problemas judiciais, as partes tem que estar presente nas audiências despidas de qualquer sentimento, afim de que a conciliação se efetive, se efetivando ganha todo mundo, ganhas as partes, ganha o poder judiciário com menos processo”.
REPÓRTER:  No município de Parauapebas, sudeste paraense, as três varas cíveis marcaram 472 audiências e o Juizado cível e Criminal marcou 258 audiências. A juíza titular da 2° Vara Cível e EmpresArial de Parauapebas e Coordenadora do Centro de Solução de Conflitos, Cejusc, Eline Salgado, ressalta que o judiciário está sempre aberto para pedidos de conciliação.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
SONORA: Juíza Eline Salgado.
 
O Tribunal de Justiça do Pará para quem tenha ação judicial hoje e sempre, que queira que tenha vontade de conciliar, procure as secretarias das varas, faça pedido através de petição que o juiz atenderá o seu pedido, marcando, designado a conciliação. O poder judiciário, através do Tribunal de Justiça do Pará, está aberto a todo tempo a um pedido de conciliação”.
 
REPÓRTER: A professora Simone de Brito Mota esteve participando do primeiro dia da Semana Nacional de Conciliação. A professora estava a doze anos tentando resolver um problema relacionado à divisão de bens. Simone de Brito Mota ressalta que achou ótimo ter essa oportunidade para tentar resolver de vez esse problema.
 
SONORA: Professora Simone de Brito Mota.
 
“Eu achei ótimo, porque ai já vai tirar do arquivo, tirar da gaveta, muitas coisas que estavam guardadas, no meu caso, eu já esperava isso já há doze anos essa causa e ai pra mim foi ótimo”.
 
REPÓRTER: No Pará, a Semana de Conciliação terminou com a cerimônia de um casamento comunitário que celebrou a união de vinte e oito casais no auditório do Fórum Cível de Belém.  Até o dia 4 de dezembro o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estará recebendo os dados finais das Comarcas no Brasil que participaram da  Décima edição da Semana Nacional da Conciliação.
 
Reportagem, Storni Jr. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.