PARÁ: Justiça faz balanço dos mutirões carcerários

O primeiro mutirão carcerário de 2015, específico para presos provisórios do Sistema Penitenciário do Estado, resultou na liberação temporária de 939 dos 4.218 presos que tiveram suas situações revisadas.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
 
REPÓRTER: O primeiro mutirão carcerário de 2015, específico para presos provisórios do Sistema Penitenciário do Estado, resultou na liberação temporária de 939 dos 4.218 presos que tiveram suas situações revisadas. No total, foram analisados 3.700 processos, onde alguns têm mais de um réu. A informação foi divulgada pelo coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária, o GMF do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Ronaldo Valle. O juiz da 1ª Vara de Execuções Penais, Cláudio Rendeiro, ressalta positiva a realização dos mutirões.
 
SONORA: Juiz Cláudio Rendeiro.
 
“Eu acho muito positivo a realização do mutirão exatamente por conta da justiça conseguir dar uma resposta mais pronta, mais imediata e mais eficaz diante daquela situação que fora do mutirão seria uma rotina mais demorada.”
 
REPÓRTER: O mutirão compreendeu o período de 6 a 10 de abril passado. Os outros 3.279 presos tiveram mantidas as suas ordens de prisão e já estão agendadas para este mês de maio as audiências para o andamento processual. De acordo com Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária, o mutirão abrangeu cerca de 130 unidades judiciárias em 97 Comarcas do Estado. Segundo o juiz Cláudio Rendeiro, processos que levaram seis meses podem ser resolvidos em dois dias com a realização dos mutirões.
 
SONORA: Juiz Cláudio Rendeiro.
 
Aquilo que você resolveria em seis meses, quatro meses, você consegue resolver em dois dias numa cidade que você vai especificamente para aquilo, o mutirão tem uma vantagem muito grande, que é a vantagem de você concentrar no mesmo tempo e no mesmo espaço, os atores que podem resolver aquela situação e que fora do mutirão ele seria muito mais demorado, porque ali você tem juízes, promotor, defensor público. A Susipe dá o suporte com as certidões carcerárias e com o apoio logístico.”
 
REPÓRTER: Os mutirões serão realizados a cada três meses. O próximo mutirão carcerário deverá ocorrer em julho deste ano.
 
Reportagem, Storni Jr. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.