PARÁ: Julgamentos do Tribunal do Júri seguem até o dia 17

Teve inicio nesta segunda – feira, dia 13, e segue até a próxima sexta – feira, dia 17, em todo o Estado do Pará, a "II Semana Nacional do Tribunal do Júri”. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, que prevê o julgamento de crimes dolosos contra a vida, como o homicídio, quando há intenção de matar.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Pedro Paulo, nome fictício do personagem, foi preso em por ter assinado um colega de trabalho durante uma discussão.  Pedro reconhece seu erro e tem consciência que perdeu muitas coisas.
 
SONORA: Pedro Paulo, preso de justiça.
 
“Como todo erro tem consequência, minha consequência foi que hoje eu estou cumprindo pena e quem te preso perde muitas coisas, eu perdi muitas coisas.”
 
REPÓRTER: Teve inicio nesta segunda – feira, dia 13, e segue até a próxima sexta – feira, dia 17, em todo o Estado do Pará, a "II Semana Nacional do Tribunal do Júri”. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, que prevê o julgamento de crimes dolosos contra a vida, como o homicídio, quando há intenção de matar. Três júris deram início à ação em Belém. No primeiro, presidido pelo juiz Edmar Pereira, da 1ª Vara, o réu foi absolvido por insuficiência de provas. Pelo 2º Tribunal do júri, presidido pelo juiz Raimundo Moisés Flexa, os jurados acolheram a tese acusatória sustentada pelo promotor Franklin Lobato e condenaram o réu, Jairo Assunção Rodrigues, a 30 anos de prisão, em regime inicial fechado. Ele é acusado de ter matado com cinco tiros a ex-companheira Fernanda Alves dos Santos. Em Santarém, no Baixo Amazonas, o juiz titular da  3 ° Vara Criminal, Gerson Marra, destaca que os trabalhos estão realizados e que irão ocorrer duas sessões simultâneas a cada dia durante a semana.    
SONORA: Juiz Gerson Marra.
 
Nós estamos cumprindo agora a pauta da semana nacional do júri em cumprimento de uma ação implementada pelo conselho nacional de justiça a nível nacional. Agendemos dez júris para serem realizados esta semana, serão duas sessões simultâneas a cada dia, é uma tentativa de agilizar os processos que deram entrada no judiciário até dezembro de 2009 e dá uma resposta pra sociedade realizando julgamento, distribuindo a justiça de uma forma mais célere.”
 
/REPÓRTER:Quinze sessões de júri serão realizadas pelas três varas especializadas do Fórum de Belém. 61 unidades judiciárias em todo o Estado do Pará participam do esforço concentrado. 161 processos de crimes contra a vida serão levados a julgamento. Desse total, 15 sessões de júri serão realizadas pelas três varas especializadas do Fórum de Belém.
 
Reportagem, Storni Jr. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.