PARÁ: Judiciário atinge metas do CNJ e fica acima da média da Justiça Estadual

O judiciário paraense se destacou no cumprimento das metas de 2014, estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça aos tribunais estaduais. O Tribunal de Justiça do Pará cumpriu mais de 125% da Meta 1, que visa julgar a maior quantidade de processos antigos, do que aqueles que ingressaram neste ano.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio - 1min29seg

LOC/REPÓRTER: O judiciário paraense se destacou no cumprimento das metas de 2014, estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça aos tribunais estaduais. O Tribunal de Justiça do Pará cumpriu mais de 125% da Meta 1, que visa julgar a maior quantidade de processos antigos, do que aqueles que ingressaram neste ano. O Judiciário paraense também se destacou na Meta 2, que tem o objetivo de julgar até dezembro pelo menos 80% dos processos distribuídos até 2010 e 2011, no 1º e 2º Grau, nos Juizados Especiais e nas Turmas Recursais. Foi contabilizado mais de 77% da meta no 1º Grau e 103% no 2º Grau. Ao todo, mais de 220 mil processos foram sentenciados, atingindo um percentual de 64% acima da média da Justiça estadual. A juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Pará, Kátia Parente, enfatiza que o Judiciário trabalha as metas do CNJ para beneficiar a população.

TEC/SONORA: Juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Pará, Kátia Parente.

"A gente sabe que um judiciário moroso, atinge mais aos carentes, aquelas pessoas que mais precisam do judiciário. Então a Meta 1 ou todas as metas, os planos de ação da presidente do tribunal visam isso, ajudar a população que mais precisa".

LOC/REPÓRTER: O Judiciário paraense também se destacou na Meta 3 do CNJ, com  cerca de 47% do cumprimento, atendendo requisitos para garantir melhor estrutura e força de trabalho, para atender a demanda processual.

Reportagem, Thamyres Nicolau

Receba nossos conteúdos em primeira mão.