PARÁ: Estado registra mais de 6 mil notificações de Dengue, neste ano

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O estado do Pará registrou até o último dia cinco de dezembro mais de seis mil e duzentos notificações de casos de Dengue, duas mil e seiscentas de Zika e seiscentas e setenta e oito de Chikungunya.  Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública, a Sespa. De acordo com o levantamento as maiores ocorrências de Dengue apareceram nos municípios de Belém, Dom Eliseu, Marabá, Alenquer, Itaituba, Oriximiná, Parauapebas, Tucuruí, Pacajá e Novo Progresso. Os municípios com maior número de casos de Zika são Belém, Marituba e Rio Maria, e de Chikungunya são Capanema, Belém e Dom Eliseu. Todas essas doenças são transmitidas pelo mesmo vetor, um mosquito que se reproduz em água parada. Por isso, é preciso ter atenção com o acúmulo de água em vasos de plantas, pneus, garrafas e vasilhames em geral. Esses recipientes, com acúmulo de água parada, são os ideiais para a proliferação do mosquito. Essas ações não implicam em dizer que as pessoas não possam armazenar água para consumo, como explica a coordenadora geral dos Programas de Controle das Doenças Transmitidas pelo mosquito, do ministério da Saúde, Ana Carolina Santelli.

TEC/SONORA: Coordenadora geral dos Programas de Controle das Doenças Transmitidas pelo mosquito, do ministério da Saúde

“Uma forma de equacionar essa questão em ter que armazenar água e não permitir que esse armazenamento se transforme em criadouros do mosquito é uma estratégia de colocar uma tela ou um filó com elástico em volta, cobrindo esses reservatórios. Então, não permitindo que o mosquito pouse nesses locais para colocar os ovos”

LOC: Neste mês de dezembro, com a chegada do verão e o aumento da quantidade de chuvas, a chance de reprodução do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya aumenta. Por isso, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, pede para que a população faça de todas as sextas-feiras um dia nacional de mobilização contra o mosquito.

TEC/SONORA: Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“Precisamos do apoio de cada brasileiro, de cada cidadão, de cada criança, para todas as sextas-feiras fazerem a busca pelos focos do mosquito, eliminar a água parada e podermos combater a transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika que tem causado grandes danos a saúde pública no Brasil.”

LOC: Participe desta luta contra o mosquito. Receba os agentes de saúde e endemias quando eles visitarem a sua casa.  Medidas simples como essas podem livrar você e sua família da Dengue, da Zika e da Chikungunya. Se você quer saber mais sobre como enfrentar esse mosquito, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.