PARÁ: Delegados de Policia Federal pedem autonomia da entidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Pelo fim de interferências governamentais nos trabalhos da Polícia Federal, os delegados de Polícia Federal do Pará aderiram a campanha pela aprovação do projeto de Emenda Constitucional, PEC 412, que determina a autonomia administrativa e financeira da entidade. A PF é vinculada ao ministério da Justiça e, por isso, é o governo quem escolhe o diretor-geral da corporação e defini onde os recursos destinados à polícia vão ser aplicados. A PEC que espera para ser votada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados altera essa relação e desvincula a corporação do governo. De acordo com Joziel Brito de Barros, diretor-regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, a ADPF do Pará, a autonomia da Polícia é necessária para que a corporação tenha mais liberdade e independência para executar ações de combate ao crime.

SONORA:
 Joziel Brito de Barros, diretor-regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, a ADPF do Pará
 
Porque já passou da hora de transformar essa Polícia amada pelo cidadão brasileiro, essa Polícia de eficiência em uma Policia autônoma, que possa desempenhar suas funções constitucionais de uma maneira mais liberta e de uma forma que ela tenha mais flexibilidade para agir. Que não fique tão engessada no sistema burocrático brasileiro”.

REPÓRTER
: Para pressionar os parlamentares a votarem a PEC, uma carta do povo brasileiro ao Congresso Nacional está sendo assinada pela população. De acordo com a ADPF, o documento já conta com mais de 300 mil assinaturas. A expectativa da associação é de que, nos próximos meses, dois milhões de pessoas assinem o documento. Para o presidente da ADPF, Doutor Carlos Eduardo Sobral, a população tem se preocupado com possíveis interferências políticas nas investigações da PF, e por isso, está aderindo à campanha.

SONORA
: Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF
 
“O que demonstra o apoio da população brasileira à autonomia da Polícia Federal, reconhecendo momento de graves riscos à autonomia e ao funcionamento pleno da Polícia Federal livre de qualquer interferência política. Nós precisamos aprovar a PEC com urgência para que a polícia continue trabalhando contra o crime e combatendo a corrupção da forma que vem fazendo.”

REPÓRTER: Para assinar o documento que pede a autonomia da Polícia Federal, basta acessar o site da ADPF. O endereço eletrônico é adpf.org.br

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.