PARÁ: Convênio facilita transferência de veículos

Com o objetivo de proporcionar mais segurança na transferência de propriedade de compra e venda de veículos automotores, o Judiciário paraense, a Associação dos Notários e Registradores do Estado (Anoreg/PA) e o Departamento de Trânsito do Pará (Detran) firmaram convênio para facilitar essa transação. 

Salvar imagem

REPÓRTER: Com o objetivo de proporcionar mais segurança na transferência de propriedade de compra e venda de veículos automotores, o Judiciário paraense, a Associação dos Notários e Registradores do Estado (Anoreg/PA) e o Departamento de Trânsito do Pará (Detran) firmaram convênio para facilitar essa transação. A parceria garante que, a partir do momento em que a pessoa comparecer ao cartório de notas para reconhecer o Certificado de Registro do Veículo (CRV), necessário à transferência, o cartório informará ao Detran, que fará a mudança. A diretora do Detran, Andrea Hass, garante que o convênio vai dar celeridade e evitar fraudes na transferência de veículos.

SONORA: Diretora do Detran, Andrea Hass.
“A comunicação de venda é hoje, o cenário atual do Pará; é feito manual, infelizmente temos uma situação de que o vendedor, a partir do momento em que ele não faz a transferência, ele ainda fica responsável pelo veículo, multas, IPVA. Então, a partir do momento em que você faz uma transferência simultânea, em tempo real, você possibilita uma garantia melhor na transação. Então, evita fraudes, evita toda e qualquer situação que vá comprometer tanto o comprador como o vendedor”
 
 REPÓRTER: A adesão ao sistema de comunicação eletrônica do Detran é facultativa, tanto para o público, quanto para os cartórios. Os serviços presenciais continuarão sendo realizados e os cartórios que tiverem interesse em integrar o sistema do Detran terão de solicitar sua inclusão ao Tribunal de Justiça do Pará.  O vice-presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado, Cleomar Moura,
elogiou a iniciativa.
 
SONORA: Vice-presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado, Cleomar Moura.
“Será muito benéfico para toda a população, então a gente vê com muita alegria e os cartórios eles têm se prestado muito a esse tipo de serviço para a população”.
 
REPÓRTER: O presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Ricardo Ferreira Nunes, destaca a relevância do uso da tecnologia e de parcerias em benefício do cidadão.
 
SONORA: presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Ricardo Ferreira Nunes.
“Facilitar um trabalho essencial que acontece cotidianamente na vida dos cidadãos, a transferência de veículo de forma rápida, de forma segura e que venha trazer tranquilidade a todos os envolvidos. Há, sim, a necessidade de se fazer parcerias, hoje, neste mundo globalizado, ninguém caminha sozinho, todos os órgãos devem se dar mãos para o bem-estar não só do Estado, mas principalmente dos seus cidadãos”
 
REPÓRTER: O Termo de Cooperação Técnica foi assinado nesta terça, 1º de agosto, no Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Pará.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.