PARÁ: Campanhas de prevenção colaboram com a redução dos números de Dengue, Chikungunya e Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Prevenir é melhor que remediar, não é? É o que a Secretaria de Saúde do Pará está fazendo para reduzir o número de casos notificados no estado: prevenção do nascimento do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.
Dados do Informe Epidemiológico de 2017, emitido pela Secretaria de Estado de Saúde, apontam queda de 74% nos casos de Dengue no Pará, em relação aos dois primeiros meses do ano. A Coordenadora Estadual de Controle da Dengue, Zika e Chikungunya do estado, Heloísa Porto, destaca a importância dos municípios repassarem os dados do LIRAa - Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito, para o controle e prevenção das doenças.

TEC/SONORA: Heloísa Porto, coordenadora Estadual de Controle da Dengue, Zika e Chikungunya do estado.

“Com o LIRAa, a gente consegue chegar primeiro do que a doença. Quando a gente tem esses resultados de índices, consegue agir logo no momento, com a eliminação de focos, borrifação e o que for necessário para o momento”.

LOC: A capital paraense, Belém teve, até o início de março, 18 casos confirmados de Dengue. No mesmo período, no ano passado, foram registrados 366 casos confirmados de Dengue. Diretora do Departamento de Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal de Belém, Leila Veras, acredita que o trabalho contínuo colabora com a diminuição do agente transmissor.

TEC/SONORA: Leila Veras, Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal de Belém.

“A gente trabalha o ano inteiro. Nós temos as equipes de administração e saúde em todos os distritos administrativos fazendo as campanhas, mobilização social com lideranças comunitárias e nas escolas. As crianças são aliadas da saúde nesta campanha de combate a Dengue, Zika e Chikungunya . E a gente acredita que a população ajuda bastante. Este trabalho é intensificado. E isso tem conseguido diminuir estes números”.

LOC: Segundo o Departamento de Vigilância e Saúde, cerca de mil agentes de Endemias estão nas ruas de Belém combatendo a proliferação do mosquito.
Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.