PALMAS (TO): Cidade registrou mais de 12 mil casos de Dengue, Zika e Chikungunya até novembro

Entre os principais problemas de combate ao mosquito transmissor das três doenças estão os imóveis fechados 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Mais de 12 mil casos até novembro. Esses são os números divulgados pela secretaria de Saúde de Palmas com relação à Dengue, Zika e Chikungunya. São mais de 5.900 casos suspeitos de Dengue, mais de 5.600 de Zika e 514 de Chikungunya. No comparativo com 2015, apenas a Dengue apresentou diminuição. Por outro lado, os casos de Zika e Chikungunya foram cinco vezes maiores. O problema, de acordo com Whisllay Maciel Bastos, Secretário Executivo de Saúde de Palmas, foi no início do ano. Ele diz, que os períodos de estiagem, somados ao trabalho de conscientização da população, fizeram com que a quantidade de casos suspeitos por mês caísse consideravelmente. No entanto, com a aproximação do Verão e das altas temperaturas e chuvas, temos as condições ideais para a reprodução do mosquito. Isso aumenta a preocupação da secretaria de Saúde.  Whisllay destaca a importância da participação dos moradores da capital para enfrentar a questão.
 
TEC/SONORA: Whisllay Maciel Bastos, Secretário Executivo de Saúde de Palmas
 
“O objetivo é que cada proprietário assuma a responsabilidade pelo seu imóvel. Então, no sentido de inspecionar o imóvel, buscar o objeto que tem água e remover a água desse objeto. E também, no momento que o agente for visitar o imóvel, permitir que ele adentre e possa tirar dúvidas e dar orientações sobre como enfrentar esse problema.”
 
LOC: Entre os principais problemas de combate ao mosquito transmissor das três doenças estão os imóveis fechados e o interior de indústrias que têm depósitos. A área industrial, junto com os bairros Aureny Um, Dois, Três e Quatro são as áreas que costumam ter maior quantidade de casos com alto índice de infestação. No entanto, nenhuma região está livre do problema. Joseísa Furtado é arquiteta, tem 47 anos e mora no centro da cidade. Ela conta que foi infectada pela Dengue há cerca de cinco anos.
 
TEC/SONORA: Joseísa Furtado, Arquiteta
 
“Várias pessoas, tanto no ambiente de trabalho quanto na minha própria família. Eu tenho três filhos, minhas duas filhas mais velhas tiveram, meus pais tiveram, a nossa funcionária também teve. Então, são raras as pessoas, eu imagino, que não passaram por essa experiência e não tiveram pelo menos Dengue.”

 

LOC: Ao todo, Palmas conta com aproximadamente 700 agentes de saúde e endemias. Mais de 25 motos ajudam os agentes a chegarem em determinados focos de maneira mais rápida e eficiente. Para saber mais sobre acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.