PALMAS (TO): Cidade registra mais de 10 mil suspeitas de dengue e Zika

Passam de 400 os casos suspeitos de chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Palmas continua a apresentar índices altos com relação às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika. Neste ano foram registrados mais de quatro mil e 800 possíveis casos de dengue, quase cinco mil e 500 de Zika e 402 de chikungunya. Sete casos de microcefalia estão sendo investigados. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde. 
 
Para melhorar essa situação, a secretaria mantém as visitas dos agentes de saúde e de endemias aos quase 112 mil imóveis da cidade. A diretora de Vigilância em Saúde de Palmas, Silvana Teixeira, destaca como é importante permitir a entrada dos agentes nas casas.
 
SONORA: Silvana Teixeira, diretora de Vigilância em Saúde
 
“Mas, outro aspecto fundamental, é que a população não jogue lixo nas áreas  públicas nem em lotes baldios, porque nós ainda estamos encontrando, em toda a circulação da cidade, as pessoas que desprezam tanquinhos, malas... são lixos maiores que o indivíduo não coloca em um saco de lixo para que o serviço de limpeza urbana recolha e acaba jogando nos terrenos baldios. Isso pode virar um criadouro e o problema vira um ciclo que não conseguiremos vencer”.
  
REPÓRTER: Palmas conta com 603 agentes de saúde e endemias que visitam os imóveis para eliminar, ou tratar, possíveis criadouros do mosquito. Os bairros de Taquarí e Aureny 1, 2, 3 e 4 são os que apresentam maior quantidade de casos ligados ao mosquito. Com os cuidados diários é possível se proteger das três doenças transmitidas pelo Aedes, como sugere o diretor do departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor do departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
 
“A principal forma de eliminar o mosquito Aedes aegypti, que transmite pelo menos três vírus, que são muito importantes no Brasil - vírus que causa a dengue, que causa a chikungunya e que causa zika - é evitando que o mosquito nasça, evitando a proliferação dos mosquitos. O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.” 
 
REPÓRTER: Os moradores de Palmas que quiserem agendar uma visita dos agentes, ou que suspeitarem de possíveis focos do Aedes, devem ligar para o Centro de Zoonoses da cidade, no número 3218-5087. Para mais informações sobre dengue, chikungunya e Zika acesse o sitecombateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.