REPÓRTER: A funcionária terceirizada do Judiciário, Dina Souza, de 48 anos, acompanhou a palestra “Outubro Rosa: Prevenção do Câncer de Mama”. Ela conta que ainda não realiza exames periódicos, mas garante depois do aprendizado vai buscar atendimento.
SONORA: Funcionária terceirizada do Judiciário, Dina Souza.
“Deu para entender o quanto é importante para a gente saber da nossa saúde, do nosso corpo. Eu também, como mulher, ainda não fiz esse tratamento do câncer de mama e pretendo fazer, porque já estou com 48 anos. E foi bom porque abriu as ideias, para a gente dar mais importância à nossa saúde, à nossa vida”.
REPÓRTER: Durante a palestra sobre a prevenção do câncer de mama, foi destacado que a doença tem 95% de chances de cura ao ser descoberta no estágio inicial. No Brasil, a cada 36 minutos uma mulher é vítima de câncer de mama. Já no Pará, a doença é a segunda maior causa de mortalidade entre as mulheres, atrás do câncer de colo de útero. A ginecologista Neila Dahas destaca o acompanhamento que deve ser feito pelas mulheres.
SONORA: Ginecologista Neila Dahas.
“Seria basicamente uma consulta ao ginecologista todo o ano e depois dos 40, 45 anos providenciar a mamografia, que dependendo do grau de risco, anual ou bianual, isso vai depender do acerto dela com o médico ginecologista ou mastologista”.
REPÓRTER: No debate também foram ressaltados outros métodos de prevenção do câncer de mama, como garantir uma alimentação saudável, a prática de atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, gorduras e frituras. À frente da Coordenadoria de Saúde do Judiciário, Manoel de Christo Alves comenta a relevância em abordar o tema.
SONORA: Manoel de Christo Alves.
“É através de um momento desse que as pessoas tem acesso à informação e informação é fundamental para que a partir dela você procure os canais necessários, por exemplo, para fazer um exame, onde fazer, como fazer, a partir de que momento fazer, de que idade, ou você apresenta algum sintoma, algum sinal”.
REPÓRTER: A próxima palestra “Outubro Rosa: Prevenção do Câncer de Mama” vai ocorrer nesta quinta-feira, 22 de outubro, no prédio da Infância e Juventude, localizado na avenida Tamandaré, às 10 da manhã. O debate vai ser transmitido ao vivo para todas as Comarcas do Estado, por meio do portal do Tribunal de Justiça do Pará.
Reportagem, Thamyres Nicolau