OURICURI (PE): Vistorias contra Aedes aegypti atingem quase todos os imóveis da cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Quase todos os imóveis de Ouricuri já foram vistoriados por agentes que trabalham no combate ao Aedes aegypti. Dos mais de 20 mil e 700 imóveis da cidade, 19 mil e 370 já foram trabalhados.
 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, quatro bairros registram a maior incidência de dengue, febre chikungunya e vírus Zika, doenças transmitidas pelo mosquito. São eles: Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo, Santo Antônio e Santa Maria. Até o momento, a cidade registra duas mil e 330 notificações de dengue, 40 do vírus Zika e 103 de chikungunya.
 
Para eliminar os possíveis criadouros do mosquito, mais de 23 agentes de endemias atuam nas ruas do município. O coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde de Ouricuri, Francisco Alberto, faz um apelo para que os moradores também vistam a camisa da luta contra o Aedes.  
 
SONORA: Francisco Alberto, coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde de Ouricuri.
 
“Eu estou pedindo à população de Ouricuri que nos ajude. Faça o possível para nós diminuirmos as larvas [do mosquito] no nosso município. Nos ajude nessa parte de colher depósito pequeno e botar sempre no carro do lixo quando passa, quando a gente faz mutirão."
 
REPÓRTER: Receber os agentes em casa também é uma atitude importante contra o mosquito, como reforça o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde
 
“Precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes de saúde para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito.”
 
REPÓRTER: Cerca de três mil e 500 agentes de saúde e de endemias visitam e fazem a vistoria em imóveis de Pernambuco para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Em todo o país, são aproximadamente 266 mil agentes de saúde e quase 50 mil agentes de endemias para fazer esse trabalho preventivo.

Você pode se informar sobre como proteger a sua família das doenças transmitidas pelo Aedes acessando o site: combateaedes.saude.gov.br.

Reportagem, Ana Freire

Receba nossos conteúdos em primeira mão.