Data de publicação: 28 de Dezembro de 2016, 00:45h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC: Olho d'Água das Flores está em situação de risco para infestação do mosquito transmissor da Dengue, da Zika e da Chikungunya. A informação está em um levantamento feito pelo Ministério da Saúde. Este é o segundo ano consecutivo que a cidade apresenta risco, com índice de infestação de quatro vírgula dois, três vezes superior ao tolerável, de acordo com autoridades de saúde. Por isso, a população precisa dobrar os cuidados para evitar o acumulo de água parada em recipientes como vasos de plantas, pneus, garrafas e vasilhames em geral. O diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do Ministério da Saúde, Eduardo Hage lembra que a responsabilidade em combater o mosquito é de todos, mas que dentro de casa, é dever do morador.
TEC/SONORA: Eduardo Hage, diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do Ministério da Saúde
“Não há como um órgão, qualquer que seja, governamental, assumir a responsabilidade dentro do domicílio. A responsabilidade do órgão governamental é apoiar, dar os instrumentos necessários para a população entender como se dá a transmissão, qual a importância do criadouro, que medidas devem ser feitas para não ter criadouro dentro de casa e em algumassituações usar adequadamente larvicida ou inseticida.”
LOC: Participe desta luta contra o mosquito. Receba os agentes de saúde e endemias, quando eles visitarem a sua casa. Medidas simples como essas podem livrar você e sua família da Dengue, da Zika e da Chikungunya. Se você quer saber mais sobre como enfrentar esse mosquito, acesse:
saude.gov.br/combateaedes.