ÓBIDOS (PA):Município está com pouca procura pela segunda dose da vacina contra HPV. Meninas de 11 a 13 anos devem ser imunizadas

Cerca de 1000 mulheres devem ser diagnosticadas com câncer do colo no útero, apenas no Pará, este ano. Vacina contra HPV é segura e está disponível nos postos de saúde, de Óbidos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Óbidos vacinou apenas 30 por cento das meninas entre 11 e 13 anos contra o HPV, vírus que causa o câncer do colo do útero. A meta do ministério da Saúde é alcançar no mínimo, 75 por cento das adolescentes nessa faixa etária. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, somente em 2015, cerca de mil mulheres devem ser diagnosticadas com câncer no colo do útero, somente no estado do Pará. Para a diretora de Vigilância em Saúde do Município de Óbidos, Nayara Pedrozo, o fato de a segunda dose da vacina contra o HPV não ser aplicada na escola está dificultando o cumprimento da meta. Ela faz um apelo aos pais que ainda não entenderam a importância da prevenção.
 
SONORA: Nayara Pedrozo, diretora de vigilância em saúde
 
“É uma oportunidade que você pai ou responsável tem de dar à sua filha a vacina, para que futuramente, ela não tenha o câncer de colo do útero, que é uma doença que pode levar até à morte. Tem consequências na família, não só emocional, o tratamento. Então quem já tomou a primeira dose ou até mesmo quem não levou sua filha para tomar a primeira dose, leve para tomar a segunda dose, para que sua filha não venha  a ter futuramente o câncer de colo do útero”
 
REPÓRTER: Ainda de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, existe um risco estimado de 15 casos de câncer do colo do útero para um grupo de 100 mil mulheres, em todo país. Na região Norte, esse número sobe para 23. Para o médico, Olímpio Ferreira de Almeida, ginecologista oncológico do Inca, isso acontece por falta de informação sobre os riscos da doença, além de infraestrutura para atender as comunidades ribeirinhas. Ele lembra que, as meninas só estão protegidas após tomarem as três doses.
 
SONORA: Olímpio Ferreira de Almeida, oncologista
 
“A paciente que toma a vacina regularmente, veja bem, não é só a primeira dose, tem que tomar todas as doses, porque se tomar apenas uma dose, não vai fazer o efeito esperado. Mas, se tomar todas as três doses recomendadas você já reduz 70 por cento dos casos. Eu costumo dizer o seguinte: que a paciente, que é informada, sobre a evolução do câncer colo, só vai ter câncer aquela que quiser.”         
 
REPÓRTER: Além da vacina contra o HPV, toda mulher em idade adulta deve realizar o exame preventivo, papanicolau. Já no mês de janeiro, as meninas de nove e 10 anos devem receber a primeira dose da vacina, os pais devem acompanhar as filhas até um posto de saúde mais próximo ou na unidade que fica na Vila Flexal, no centro de Óbidos.

 Reportagem, Rodrigo Santos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.