NOVA MUTUM (MT): Multas ajudam município na luta contra mosquito que transmite Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A prefeitura de Nova Mutum pode aumentar o valor das multas para os moradores que não eliminarem os focos do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados mais de mil e 600 casos suspeitos de Zika em 2016, além de mais de 570 de Dengue e 27 de Chikungunya. A grande preocupação com relação à Zika é a possibilidade de desenvolver microcefalia em bebês, caso a mãe seja infectada durante a gestação. Em 2016, 41 gestantes apresentaram sintomas do Zika e uma criança nasceu com microcefalia, que impede o desenvolvimento do cérebro. Para reverter o quadro, a Secretaria de Saúde multa os moradores que não eliminam os focos do mosquito, mesmo depois de terem sido notificados pelos agentes de saúde, que orientam a população com relação aos cuidados necessários. A coordenadora da Vigilância em Saúde de Nova Mutum, Luciane Mayer, explica que às vezes a multa é a única solução.

TEC./SONORA: Luciane Mayer, coordenadora da vigilância em Saúde

“Chega um ponto que a gente realmente tem que aplicar multa. Nós já aplicamos essa medida no começo de 2016 e, em 2017, decretamos novamente que os proprietários devem fazer a limpeza dos terrenos e nós percebemos que houve uma melhora com relação ao início do ano passado.”

LOC.: Segundo Luciane, as multas podem variar de 75 reais a 982 reais e 80 centavos, dependendo da quantidade de focos e da reincidência do morador. Catiane Saldanha é uma das 89 agentes que combatem o mosquito na cidade. Ela foi infectada pelo Zika em maio do ano passado. Ela conta o que sentiu neste período em que teve a doença.

TEC./SONORA: Catiane Saldanha, agente de endemias

“Foram mais ou menos uns quatro ou cinco dias de sintomas. Começou com dores de cabeça, no corpo. Após uns dois ou três dias teve o exantema, que causa a coceira. E depois disso eu fiquei mais alguns dias com o corpo ruim e melhorei.”

LOC.: Em 2017, Nova Mutum já registrou cinco casos suspeitos de Dengue. Para evitar uma epidemia das três doenças é necessário permitir o trabalho dos agentes e seguir com os cuidados em casa. Saiba mais em saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.