NOVA IGUAÇU (RJ): Município permanece em estado de alerta contra mosquito há quatro anos seguidos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Desde 2013, Nova Iguaçu está em estado de alerta para a infestação do mosquito transmissor da Zika, Dengue e Chikungunya. Um levantamento do Ministério da Saúde mostra que de lá pra cá, o município registrou níveis de infestação praticamente iguais. O subsecretário de Vigilância em Saúde do município, Clodoaldo Novaes, diz que a Prefeitura aposta no recolhimento de pneus usados para controlar a infestação do mosquito.

TEC/SONORA
: Clodoaldo Novaes, subsecretário de Vigilância em Saúde

“Em 2016, de janeiro até a primeira semana de novembro, já vistoriamos um milhão, cento e noventa e sete mil e duzentos imóveis, e estamos em um trabalho contínuo de recolhimento de pneus, e conseguimos tirar do ambiente cerca de 20 mil pneus. Então, a gente tem um controle efetivo, uma rotina de controle.”

LOC: Para o subsecretário Clodoaldo Novaes, o sucesso na luta contra o mosquito passa pela integração entre prefeitura e população. Ele chama a atenção para o fato de que a participação da sociedade é fundamental para reduzir os níveis de infestação.

TEC/SONORA: Clodoaldo Novaes, subsecretário de Vigilância em Saúde

“A população tem que ter um entendimento de que tem uma parcela de participação do controle do mosquito extremamente importante. Eu acho que cada um de nós tem que ser responsável pelo nosso meio, nosso ambiente. A participação da população nesse processo de controle é extremamente importante. A população é nossa parceira nesse processo de controle do mosquito.”


LOC: Você que mora ou trabalha em Nova Iguaçu, precisa entrar de  vez na guerra contra o mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. Quer saber como evitar que focos sejam criados na sua residência? Acesse saude.gov.br/combateaedes e confira as dicas, ajudando Nova Iguaçu a sair da situação de alerta de infestação. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.