NORDESTE: Má armazenagem de água é o que mais favorece a transmissão da dengue e febre chikungunya n

NORDESTE: Má armazenagem de água é o que mais favorece a transmissão da dengue e febre chikungunya na Região

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 01'37''

REPÓRTER: O armazenamento incorreto de água é o que mais favorece a reprodução do mosquito transmissor de dengue e chikungunya no Nordeste. De acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde em outubro deste ano, quase 80% dos criadouros desses mosquitos estão nas casas das pessoas, em locais onde há acúmulo de água. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça que esses depósitos precisam ser eliminados pela população. 

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"Nos lugares onde as pessoas forem fazer armazenamento de água é importantíssimo que sejam tomadas as medidas de proteção: a cobertura com tela, tampar o vasilhame que acondiciona a água, e assim por diante. A nossa arma mais importante continua sendo a mobilização da sociedade, das autoridades públicas, dos profissionais de saúde, mas principalmente, de cada cidadão, no sentido de prevenir a criação do mosquito na sua casa, no seu quintal, na sua vida."

REPÓRTER: A auxiliar de enfermagem, Vivian Daiana da Silva, mora na cidade de Paramirim, Bahia. Ela conta que está atenta às medidas de prevenção.

SONORA: auxiliar de enfermagem – Vivian Daiana da Silva

"Todo mês o agente de saúde passa e orienta, o agente de endemias coloca aquele pozinho na caixa. Eu lavo a caixa todo mês, aí eu deixo ela sempre fechada e só abro para lavar. Eu tenho cuidado com o lixo para não deixar nada que acumula água."

REPÓRTER: Além das caixas d'água, os vasos de planta, as calhas e o lixo acumulado, também são focos do mosquito transmissor da dengue e da chikungunya. Para saber mais sobre as ações do Ministério da Saúde de combate a essas doenças, acesse: www.saude.gov.br.

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.