NATAL(RN): Cidade recebe investimento do Ministério da Saúde para combate do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Natal vai receber quase setecentos mil reais extras para ajudar no combate ao mosquito que causa a Dengue, Zika e Chikungunya. O recurso adicional, repassado pelo Ministério da Saúde, deve ser utilizado para novas estratégias que evitem o aumento do número de casos das três doenças notificadas na capital do estado. Só de Dengue, já passam de 13 mil casos. O dinheiro será liberado em duas parcelas, sendo que a segunda parte o município só receberá se fizer o levantamento de infestação do mosquito, que deve ser encaminhado ao Ministério da Saúde.
O chefe de controle de Zoonose, Alessandri de Medeiros explica como o dinheiro será utilizado.

TEC./SONORA: Alessandri de Medeiros, chefe de controle de Zoonose

“Ele vai servir tanto para incrementos de ações, com aquisições de materiais para o combate, ou para assistência aos pacientes. Então é um dinheiro que vai dar um incremento nas ações de vigilância dessas arboviroses. Principalmente na aquisição de equipamentos, seja em equipamentos de enfrentamento do vetor adulto, no caso de borrifação de inseticida para o vetor adulto, seja em equipamento da rotina do agente que faz a inspeção de casa a casa. Então esse recurso deve ser usado nessas frentes. Quanto à admissão de novos agentes, estamos fazendo um estudo se chamamos mais 50 agentes, ou não.”

LOC.: As doenças transmitidas pelo mosquito são sérias, e podem até matar. Uma das doenças, a Chikungunya, deixa a pessoa sem conseguir se levantar da cama. As sequelas podem durar meses. Em Natal, até o final do ano passado, mais de 400 casos de Chikungunya foram notificados. E uma das vítimas foi Aldimar Lopes, auxiliar administrativa, de 49 anos, moradora do bairro Panatí. Ela sente dores até hoje.

TEC./SONORA: Aldimar Lopes, 49 anos, auxiliar administrativa

“Primeiro dia eu fiquei com febre. Ai depois fica repetindo, dores nas juntas, mão, cotovelo, pé, joelho. Dói muito no pé. Já tomei muito corticoide, fiz tratamento de um mês, depois repeti um mais forte ainda, e fiquei dois meses. E faz mais ou menos um mês que eu parei e já to sentindo dor novamente. Tá sendo ruim, porque eu nunca fico boa, tá sempre repetindo. E eu sempre falo, só sabe quem já teve.”

LOC.: Natal possui 427 agentes de endemias para visitar os domicílios a cada dois meses e auxiliar os moradores no combate ao mosquito, verificando a existência de focos do mosquito. Mas não deixe para fazer isso somente quando o agente visitar a sua. Tire uma vez na semana para eliminar os focos e criadouros na sua casa e rua. Saiba mais sobre as ações de combate no site do Ministério da Saúde. Acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.