NATAL (RN): Capital vai receber teste rápido de gravidez

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Rio Grande do Norte recebeu cerca de 79 mil reais para realizar teste rápido em grávidas. O objetivo é identificar o mais rápido possível se o feto foi contaminado com pelo vírus Zika, que causa microcefalia em bebês. Natal é uma das cidades que vão receber o teste rápido de gravidez. Este ano, a Natal, registrou 81 casos de microcefalia, 24 foram confirmados e em outros 28 foi descartada a relação com o vírus Zika. Na cidade, 29 casos são investigados. De acordo com o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, o diagnóstico rápido da gravidez possibilita que a mulher aumente os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti durante a gestação.
 
SONORA: secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame
 
Isso favorece o desenvolvimento da gestação, o cuidado da gestante durante esse período. E, agora, em tempos de Zika, cria uma condição a mais de proteção para a mulher. Sabendo que está grávida, ela vai tomar as medidas e precauções o mais rápido possível, usando roupas compridas, calça comprida, sapato fechado. Enfim, se proteger do mosquito”.
 
REPÓRTER: Os 342 agentes comunitários de Natal estão realizando visitas nos mais de 200 mil imóveis da cidade para eliminar criadouros do mosquito e evitar que o número de casos de dengue, febre chikungunya e vírus Zika aumentem. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, ressalta que a melhor maneira de prevenir as doenças que o mosquito transmite é combater o mosquito.
 
SONORA: ministro da Saúde, Marcelo Castro
 
“Imagine o que é uma mãe de família olhar para sua criança e vê-la com microcefalia e saber que essa criança nunca vai ter autonomia para se conduzir, que nunca vai ser independente e que vai precisar, para o resto de sua vida, de cuidados especiais. A única maneira que nós temos de evitar é eliminando o mosquito, porque você já elimina três doenças de uma vez só: a dengue, chikungunya e Zika.”
 
REPÓRTER: Proteja a sua casa e elimine os possíveis criadouros do Aedes aegypti. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e Zika na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.