NATAL (RN): Ambientes arejados evitam a transmissão da Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Jussara Nunes, 53 anos, trabalha há 14 como enfermeira, cuidando de pacientes com Tuberculose, na Unidade de Saúde da Família, na comunidade da Guarita, no bairro Alecrim. Um dos motivos que a fez seguir na área foi que, aos 33 anos, Jussara teve a doença e hoje faz questão de alertar os pacientes sobre o tratamento adequado e o relacionamento com a família.

TEC/SONORA: Jussara Nunes, enfermeira.

“Quando eu tive, há 20 anos, enquanto profissional de saúde, também tive esse mito e preconceito. A gente tenta conversar com a família, fazer visitas domiciliares, explicar para eles como é a doença e como pega. E quanto mais ele fizer o tratamento, menor é o risco de contaminação, que não precisa separar copos... A gente nota toda esta questão ao conversar com os familiares.”

LOC: A Tuberculose é transmitida pelo ar, não por talheres, copos ou pratos. A casa da pessoa com a doença deve estar bastante arejada, com boa circulação de ar, para evitar o contágio dos familiares. É importante também que os familiares sejam avaliados pela equipe de saúde para saber se foram infectados. A técnica do Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase de Natal, Débora Costa, comenta que ainda existe preconceito em relação à Tuberculose, mas que os profissionais de saúde estão qualificados para dar a melhor assistência aos pacientes.

TEC/SONORA: Débora Costa, técnica do Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase de Natal.

“As pessoas sofrem muito com a desinformação e por causa disso tem preconceito e escondem a doença. E se não for o profissional da saúde chamando e explicando sobre a doença e desmistificando alguns preconceitos. Nas conversas, a gente procura explicar como é a transmissão da Tuberculose.”

LOC: O principal sintoma da Tuberculose é a tosse por mais de três semanas. Natal possui mais de 50 Unidades Básicas de Saúde, que atendem casos da doença. Ao apresentar os sintomas, procure a UBS mais próxima de sua residência. A Tuberculose tem cura. O tratamento é de graça e deve ser feito por completo. Para saber mais sobre a doença e o tratamento, acesse saude.gov.br.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.