MUTIRÃO: Justiça analisa 467 processos de presos sentenciados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

 
REPÓRTER: Presos sentenciados com processos de execução penal tramitando na 1ª Vara de Belém foram ouvidos e tiveram os processos analisados. No total foram apreciados 467 processos de presos que cumprem sentença condenatória nas três maiores penitenciárias da Região Metropolitana de Belém. Desse total de processos analisados, 318 casos tiveram seus benefícios ou sanções previstos na Lei de Execução Penal, atualizados.  O juiz da 1ª Vara de Execuções Penais Claudio Rendeiro, que  também coordenada o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Estado, participou, de abril a agosto, juntamente com juízes das comarcas, de mutirões de processos de execução. O juiz Cláudio Rendeiro explica as vantagens do mutirão carcerário.
SONORA: Juiz Cláudio Rendeiro.
 
O mutirão tem uma vantagem muito grande, que é a vantagem de você concentrar no mesmo tempo e no mesmo espaço, os atores que podem resolver aquela situação e que fora do mutirão ele seria muito mais demorado, porque ali você tem juízes, promotor, defensor público, a Susipe da o suporte com as certidões carcerárias e com o apoio logístico, então aquilo que você resolveria em seis meses, quatro meses, você consegue resolver em dois dias numa cidade que você vai especificamente para aquilo.”
 
REPÓRTER: O coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário do Pará, desembargador Ronaldo Valle, destaca os benefícios do mutirão.
 
SONORA:  Desembargador Ronaldo Valle.
 
“A importância do mutirão é a diminuição da população carcerária, que vai diminuir a população e também para dar uma sequência, maior celeridade nos processos. Marcando essas audiências, pode encerrar a instrução processual mais rápido do que o processo que estava paralisado”.
 
REPÓRTER: Estão na agenda do mutirão os centros de recuperação localizados nas comarcas de Altamira, de 22 a 25 deste mês. Cametá, Mocajuba e Abaetetuba, de 05 a 09 de outubro e Salinas, Capanema e Bragança, de 20 a 23 de outubro.  Ao longo de mês de novembro, o juiz e sua equipe apreciarão os processos de execução penal das demais casas penais da região metropolitana de Belém.
 

Com a colaboração de Thamyres Nicolau, reportagem, Storni Jr. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.