MULHER: Judiciário e órgãos parceiros realizaram ação de cidadania

No último dia 14 de março, sábado, a Coordenadoria Estadual de Mulheres em Situação de Violência Domestica e Familiar do Tribunal de Justiça do Pará, em parcerias com outros órgãos, Ministério Público, OAB – Pará, Defensoria, Propaz, entre outros, promoveram uma ação de cidadania.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio –

LOC/REPÓRTER: O Técnico em manutenção em computador, Diego Sandoval, procurou os serviços de uma Ação de Cidadania do Tribunal de Justiça do Pará e conseguiu tirar carteira de trabalho e segunda via da carteira de identidade. Para Diego foi uma oportunidade muito boa que só beneficia as pessoas de baixa renda.

TEC/SONORA: Diego Sandoval.
 
“Tem muitas pessoas que são de baixa renda, não tem condições de estar pagando, o valor é muito de trinta e sete reais pra segunda via, e tem muita gente que não tem condições, eu achei uma boa iniciativa.”

LOC/REPÓRTER: No último dia 14 de março, sábado, a Coordenadoria Estadual de Mulheres em Situação de Violência Domestica e Familiar do Tribunal de Justiça do Pará, em parcerias com outros órgãos, Ministério Público, OAB – Pará, Defensoria, Propaz, entre outros, promoveram uma ação de cidadania em dois bairros de Belém, Guamá e Distrito Industrial, em Ananindeua. A juíza auxiliar da Coordenadoria Estadual de Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Mônica Maciel, destaca os serviços que foram ofertados.
 
TEC/SONORA: Juíza Mônica Maciel.
 
“Emissão de documentos para o exercido de cidadania, carteira identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento, atendimento médico, texto de HIV, teste de Hepatite, atendimento jurídico, uma série de eventos relacionados para encerrar a semana da mulher.”
 
LOC/REPÓRTER: Durante a Semana “Justiça Pela Paz em Casa”, que ocorreu de 5 a 14 de março, o Poder Judiciário Paraense priorizou em todas as Comarcas do Estado os processos de violência domestica e familiar. Cerca de 200 processos foram analisados na Semana da Mulher, dentro da campanha “Paz: Nossa Justa Causa”, lançada pelo Supremo Tribunal Federal. A Promotora de Justiça do Ministério Público do Pará, Lucinery Helena Rezende, ressalta que é importante a sociedade tomar conhecimento dos serviços da justiça em prol das mulheres vitimas de violência. 
 
TEC/SONORA: Promotora de Justiça, Lucinery Helena.
 
“O poder judiciário, a defensoria, o ministério público, todas as instituições envolvidas, propaz, na finalidade de divulgar nosso trabalho da lei Maria da Penha, políticas públicas em prol dessas mulheres que são vitimas de violência domestica, porque o que nós precisamos é isso, que a sociedade tome conhecimento de nosso trabalho, que saiba qual a porta que pode bater.”
 
LOC/REPÓRTER: A coordenadora estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora Vera Araújo, fez um balanço da Semana “Justiça pela Paz em Casa” e destacou que os trabalhos irão continuar durante o ano todo.
 
TEC/SONORA: Desembargadora Vera Araújo.
 
“O Tribunal de Justiça, graças a Deus, conseguiu com muito esforço de todos os parceiros e de seus funcionários, realizar uma semana de pleno êxito de atendimento a população, de orientação, é apenas um inicio de trabalho, daremos continuidade durante todo o ano, a campanha da ministra vai permanecer e teremos outras atividades intensificadas no período de setembro e novembro, mas durante o ano todo será continuamente feito audiências, júris, orientações e capacitação das pessoas que atuam nessa área.”
 
LOC/REPÓRTER: O Tribunal de Justiça do Pará, ainda como parte da programação da semana "Justiça pela Paz em Casa", realizou o 2º Simpósio sobre Violência contra a Mulher, onde foram abordados os aspectos conceituais de gênero para aplicação da lei Maria da Penha. O movimento nacional "Justiça pela Paz em Casa” é encabeçado pelo Supremo Tribunal Federal que tem a frente à Ministra Carmem Lúcia.

Reportagem, Storni Jr. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.