MUCURI (BA): Meninas entre 11 e 13 anos não têm motivos para temer vacina contra HPV. A imunização é segura, garante especialista

Apenas 1% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, em Mucuri. A imunização precisa atingir 80% do público alvo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em Mucuri, a maior parte das adolescentes de 11 a 13 anos de idade, ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV. Segundo dados do Ministério da Saúde, pouco mais de um por cento das meninas, dentro da faixa etária de vacinação, foram imunizadas. A recomendação do próprio ministério é de que, pelo menos 80 por cento das garotas sejam vacinadas. A cidade registra um dos piores índices do estado baiano, mas, segundo a secretaria de Saúde Municipal, o problema está no registro dos dados e que, mesmo assim, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, ainda não foi cumprida. Um dos motivos que tem afastado as jovens da vacina, em Mucuri e, em vários municípios do país, é o medo que as adolescentes têm de reações que a vacina pode causar. O médico especialista em vírus HPV, Julio José Maximo de Carvalho, explica que, as reações em medicamentos injetáveis são normais e que, a maioria delas estão relacionadas ao nervosismo do paciente.
 
SONORA: Médio especialista em vírus HPV, Julio José Maximo Carvalho
 
“Para você ter uma ideia, no primeiro ano de idade, as crianças tomam aproximadamente 10 vacinas no primeiro ano de idade. E lógico que em todas as vacinas podem ocorrer efeitos colaterais como dor local, febre e as vezes, tontura. Então, qualquer vacina pode dar e, a vacina do HPV, também. Na idade da adolescente de 11 a 13 anos, as crianças e os jovens são mais sensíveis a isso, essas partes de dores, injeções então muito comum o jovem passar mal.”
 
REPÓRTER: O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch explica, como a vacina funciona no organismo. Segundo ele, a imunização contra o HPV e 100 por cento segura.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
 
"A vacina contra o HPV, ela não contém vírus, ela não contém bactérias. Ela é uma vacina que contém algumas moléculas, que são agrupadas por um procedimento de biologia, de engenharia genética, que são moléculas que também estão presentes no vírus, justamente para mostrar para o sistema imunológico das pessoas um pedacinho do vírus e ensiná-lo a reagir contra esse pedaço do vírus. Como a vacina não tem vírus e não tem bactérias ela não produz infecção, ela é uma vacina extremamente segura".
 
REPÓRTER: A segunda dose da vacina contra o HPV está disponível para meninas de 11 a 13 anos, desde setembro do ano passado. Na segunda etapa da vacinação, a adolescente não precisa está acompanhada de um responsável para tomar a vacina. Basta ir à unidade de saúde com a caderneta de vacinação ou a carteira de identidade. As adolescentes que ainda não tomaram a primeira dose também devem ir ao posto de saúde e atualizar a imunização.
 
Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.