MONTEIRO (PB): Prefeitura distribui “peixinhos” para combater proliferação do mosquito da dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Para combater a proliferação do mosquito que transmite a Dengue, Chikungunya e Zika, a prefeitura de Monteiro aposta na distribuição do peixe guppy, também conhecido como “barrigudinho”. O peixe é um predador natural do mosquito, já que se alimenta da larva depositada pelo mosquito em caixas d’água e cisternas, como explica a diretora de Vigilância em Saúde de Monteiro, Silvana Maria da Silva.

 TEC/SONORA: Silvana Maria da Silva, diretora de Vigilância em Saúde de Monteiro.

“É um peixinho que a gente tem em um criadouro e distribui para as residências que tem caixa d’água e cisternas. Ele é um predador natural que come as larvas do mosquito. E como ele se desenvolve muito rápido, as pessoas já tem o costume de passar para outras pessoas.”

 LOC: O único cuidado que os moradores de Monteiro precisam tomar com o peixe é depositá-lo na caixa d’ água ou cisterna dois dias após a colocação do cloro. A média de distribuição do “barrigudinho” pela Vigilância em Saúde é de 60 residências por semana. O professor José Paiva usa o peixe há mais de um ano e aprova a ideia da prefeitura.

 TEC/SONORA: José Paiva, professor.

 “Eu achei bastante interessante porque ela come as larvas que tem nos tanques e se reproduz rapidamente. É uma maneira natural e você não precisa usar esses produtos químicos. Eu achei uma medida muito interessante. Eu sempre tenho aqui na minha casa.”

 LOC: O município de Monteiro sofreu um surto de Dengue, Zika e Chikungunya entre os anos de 2015 e 2016. Além da distribuição do peixinho, a prefeitura também realiza ações educativas, coletas de pneus, dedetização, entre outras intervenções. A prefeitura pede para a população fazer vistorias semanais nas residências para evitar uma nova proliferação.

Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.