LOC: O mosquito transmissor da Dengue, da Zika e da Chikungunya se reproduz com facilidade em água parada e, por isso, a chegada do Verão e o aumento das chuvas têm preocupado os agentes de saúde de Monte Carmelo. Neste ano, três pessoas morreram de dengue na cidade, e segundo a prefeitura e quase mil quatrocentos casos suspeitos da doença foram notificados. A secretária municipal de Saúde, Ismelinda Maria Diniz Mendes, informa que o maior grau de infestação do mosquito no município está na zona urbana, mas a zona rural também é motivo de preocupação.
TEC/SONORA: Ismelinda Maria Diniz Mendes, secretária de Saúde de Monte Carmelo
“Temos aqui, no Controle de Endemias, equipe que só faz a zona rural, que também leva essa conscientização. Mas a maior incidência do mosquito está nas zonas urbanas. A gente tem um povoado aqui, Celso Bueno, que nós temos lá uma equipe com agentes comunitários de saúde que fazem esse trabalho. Temos uma escola que faz esse trabalho e, temos ainda, a visita periódica dos agentes de combate às endemias.”
LOC: Neste ano, Monte Carmelo também registrou dois casos suspeitos de Zika em gestantes. Nenhum caso de Chikungunya foi notificado. Faça a sua parte, receba bem os agentes de saúde na sua casa e tire uma vez na semana para limpar seu quintal e eliminar os criadouros do mosquito. Para saber mais sobre o mosquito e as doenças acesse:
saude.gov.br/combateaedes.