MONTE ALEGRE (PA): Aumenta o número de denúncias de casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes

 Em Monte Alegre, município localizado no oeste do Pará, os casos de denúncia de abuso sexual contra crianças e adolescentes têm aumentado por conta do medo que as pessoas estão perdendo em denunciar.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio –
 
REPÓRTER: O estudante Lucas de Souza, nome fictício do personagem, foi abusado sexualmente aos sete anos de idade, aos 10 anos. Depois de vencer o medo, Lucas contou para mãe o que estava ocorrendo.
 
SONORALucas de Souza.
 
“Eu comecei a ser explorado com sete anos pelo tio da minha mãe. Ele mantinhas relações sexuais comigo em segredo, só nós dois sabíamos, depois ele começou a me forçar a fazer com outras pessoas na frente dele. Aí foi quando eu tive coragem de contar pra minha mãe.”
 
REPÓRTER: Em Monte Alegre, município localizado no oeste do Pará, os casos de denúncia de abuso sexual contra crianças e adolescentes têm aumentado por conta do medo que as pessoas estão perdendo em denunciar, principalmente na Zona Rural, onde o índice é maior.  Essa foi à conclusão do Conselho Tutelar do município que já registrou, somente em 2014, 317 casos contra 276 ocorridos em 2013.
 
SONORA: Conselheiro Tutelar Rogério Nobre, coordenador da unidade.
 
“O conselho tutelar trabalha em cima de denúncias. Não fazemos fiscalização, não é nossa atribuição. A cada dia que passa aumenta, mas muitos sabem e não falam.”
 
REPÓRTER:  A Justiça tem feito sua parte para combater a exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o estado, por essa razão, se faz necessário, sempre que existir uma suspeita de abuso sexual, fazer uma investigação, como explica a juíza Mônica Maciel.
 
SONORA: Juíza Mônica Maciel.  
 
“O quanto antes de identificar esses sinais da violência, melhor para reverter o quadro, mas qualquer dificuldade procurar diretamente as autoridades e levar ao conhecimento pra verificar, é claro que nem toda mudança comportamental significa necessariamente que está sendo vitima de violência dentro de casa ou em alguma oura situação, mas a investigação é necessária que seja feita esse investigação.”
 
REPÓRTER: Os relatórios do Conselho Tutelar de Monte Alegre são elaborados a cada seis meses e o relatório  do  1º semestre de 2015 deve ser divulgado no mês de julho.  Qualquer pessoa pode denunciar crimes contra crianças e adolescentes por meio do Disque 100, que é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco na violência sexual.
 
Reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.