MINUTO DA SAÚDE: Vacina contra HPV é usada em mais de 100 países e não registrou reação grave

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Vinheta Abertura
 
REPÓRTER: A vacina contra o vírus HPV é a melhor arma contra o câncer do colo do útero, tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Aqui, a vacina é distribuída de graça a meninas de 11 a 13 anos nas mais de 30 mil salas de vacinação da rede pública. Osecretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, conta que a vacina usada no país é a mesma usada em mais de 100 países.

SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde – Jarbas Barbosa
 
“Vamos lembrar que essa vacina já é usada em 100 países do mundo. Essa vacina tem mais de 50 milhões de doses aplicadas na Europa, nos Estados Unidos. É recomendada, essa vacina, porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer de colo de útero e é uma vacina segura. Nós não tivemos nenhuma reação grave associada a essa vacina no Brasil, como não houve em nenhum lugar do mundo. Há reações adversas como qualquer produto injetável reações alérgicas, reações locais. Isso é infinitamente menor do que os grandes benefícios que essa vacina pode produzir.”

REPÓRTER: Não perca essa oportunidade de proteger sua filha!Procure um posto de saúde mais próximo e a leve para tomar a segunda dose da vacina contra o HPV. Só com a segunda dose a proteção acontece. A vacina contra o HPV é segura, é de graça e salva vidas.
 
Vinheta Encerramento

Receba nossos conteúdos em primeira mão.