MINUTO DA SAÚDE: Saiba mais sobre as velas de citronela e andiroba

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Com a Dengue, a Zika e a Chikungunya sendo transmitidas pelo mosquito, as pessoas fazem o uso de velas de citronela e andiroba para afastar o transmissor. Mas, você sabe qual o efeito que essas velas têm e se realmente elas afastam o mosquito? O pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz, especialista no mosquito, Ademir Martins, explica melhor sobre as velas.

TEC/SONORA: Ademir Martins, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz, especialista no mosquito transmissor.

“Algumas substâncias emitem cheiro repelente, como é o caso dessas velas de andiroba e citronela. O que elas fazem? Elas atrapalham o mosquito de perceber nosso cheiro, então, repele o mosquito, um cheiro que é insuportável pra eles, então eles vão para longe. Essas velas são um efeito paliativo, o mosquito já tá ali circulando em volta da gente e quando ele vem procurar a gente e tem essa vela no ambiente eles podem se afastar, mas não resolve o problema porque, como eu disse, é um efeito paliativo. O mosquito vai sair do ambiente naquele momento, mas quando não tiver mais a vela ele vai voltar, ou vai sair dali e picar outra pessoa. Então, a ideia é sempre evitar que tenha um mosquito voando, querendo picar a gente. A melhor maneira de fazer isso é o controle das larvas, sempre. Evitar água parada.”

LOC: Como disse o especialista, a vela só funciona para manter o mosquito longe e evitar que ele pique as pessoas, mas a melhor saída é evitar a reprodução do mosquito. Para mais informações sobre Dengue, Zika e Chikungunya acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.