Data de publicação: 23 de Abril de 2017, 22:13h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE
LOC: Em 2016, a Tuberculose afetou mais de 66 mil brasileiros. Dentre esses, 73,2% realizaram teste para detectar o vírus HIV. A doença é mais recorrente em pessoas que tenham a capacidade imunológica comprometida, como acontece com pacientes com HIV e diabetes. É o que explica a coordenadora do Programa Nacional de Combate à Tuberculose do Ministério da Saúde, Denise Arakaki.
TEC/SONORA: Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Combate à Tuberculose do Ministério da Saúde.
“Algumas pessoas podem ter condições físicas que propiciem o desenvolvimento da Tuberculose. Essas condições seriam condições que diminuem a sua capacidade imunológica. Então, pessoas com HIV, pessoas com diabetes, pessoas que usam tratamentos com imunossupressores, por exemplo, pessoas com doenças autoimunes, elas normalmente utilizam drogas que são imunossupressores, então, são mais vulneráveis a adquirirem a Tuberculose.”
LOC: A testagem para o HIV é obrigatória em todos os pacientes com tuberculose, pois facilita o inicio do tratamento adequado. O tratamento de ambas as doenças é fornecido gratuitamente pelo SUS. Para mais informações, acesse saude.gov.br.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev