MINUTO DA SAÚDE: Qual é a quantidade de vezes que se pode doar sangue? Especialista explica

Quantidade para homens e mulheres é diferente

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE
 
LOC.: A doação de sangue é fundamental para manter os estoques de sangue em bons níveis, possibilitando que hospitais e unidades de saúde atendam quem precise, seja por conta de tratamentos para doenças crônicas, como hemofilia e anemia falciforme, ou para pessoas que estejam passando por cirurgias ou sofram de alguma hemorragia. Por isso a doação regular é tão importante para o sistema de saúde público. Qual seria então o limite de doações que uma pessoa pode fazer por ano? O coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Francisco Vormittag, explica sobre os limites para cada doador.
 
TEC./SONORA: Flávio Francisco Vormittag, coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.
 
“Os homens podem doar até quatro vezes por ano e nunca em um espaço inferior a dois meses. Para mulheres o espaço de doação aumenta um pouco, para três meses, e o número de doações por ano que nós recomendamos é no máximo três. Homens até quatro doações por ano, com espaço mínimo de dois meses entre uma doação e outra, e mulheres até três doações por ano com intervalo mínimo de três meses entre uma e outra.”
 
LOC.: Quem quiser ser um doador de sangue precisa ter entre 16 e 69 anos. Os menores de idade precisam de autorização dos pais ou responsáveis. Além disso, é necessário ter mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Doar sangue ajuda a salvar vidas. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações sobre a doação de sangue acesse: saude.gov.br/doesangue.
 
TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.