REPÓRTER: Bebês que recebem o diagnóstico de microcefalia precisam de cuidados desde os primeiros momentos de vida. A microcefalia é uma doença que afeta o sistema nervoso, porque o cérebro não se desenvolve como deveria e cresce menos que o tamanho normal. O neurocirurgião Cid Carvalhaes explica o que deve ser feito para que o bebê tenha uma qualidade de vida melhor.
SONORA: Neurocirurgião, Cid Carvalhaes
“Esse primeiro período é de extrema importância. Quando ela nasce com a cabeça pequena, com microcefalia, o diagnóstico tem que ser feito o mais rápido possível. E começar os tratamentos também o mais rápido possível, porque aumentam as chances de melhor recuperação dessa criança”.
REPÓRTER: O Ministério da Saúde lembra que a amamentação é muito importante para qualquer criança, principalmente nos primeiros seis meses de vida. Ela é indicada até pelo menos os dois anos da criança. Se o seu bebê apresentar manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, você deve procurar uma unidade de saúde para fazer um diagnóstico.