Data de publicação: 06 de Abril de 2017, 01:44h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC: Este ano já foram registrados mais de dez mil casos de Chikungunya no Brasil. O Nordeste foi o Estado com maior número de registros, com quase seis mil notificações. No entanto, o Norte do país é a região que mais chama atenção. Em 2016, foram notificados 630 casos. Só este ano, até fevereiro, o número já é de quase três mil notificações. É muito importante prestar atenção nos sintomas da Chikungunya, que podem deixar sequelas por meses. O médico infectologista e pesquisador da Fiocruz, André Siqueira, explica como são os sintomas.
TEC/SONORA: André Siqueira, médico Infectologista e pesquisador da Fiocruz.
“A Chikungunya geralmente tem febre alta, dor de cabeça, mas o que mais chama atenção são dores nas articulações. Podem muitas vezes ter inchaço das mãos, dos pés, joelhos, das juntas no geral e que podem durar por uma semana ou se prolongar por semanas, ou até meses.”
LOC: Ao sentir qualquer um dos sintomas é muito importante procurar um médico. Evite a automedicação, pois só pode piorar sua saúde. Não esqueça de que a melhor forma de evitar a Chikungunya, Dengue ou Zika é a prevenção. Não deixe de fazer sua parte na eliminação dos criadouros para que os números de casos no país parem de aumentar. Para mais informações sobre o mosquito, acesse saude.gov.br/combateaedes.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev