MINUTO DA SAÚDE: Especialista explica se é possível evitar a febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

LOC.: A confirmação de mais de 420 casos de febre amarela no Brasil fez com que muitas pessoas ficassem com medo de pegar a doença. Atualmente, no Brasil, só há casos de febre amarela silvestre. Isso significa que a doença ainda não se espalhou para as áreas urbanas do país. Mas será que existe alguma forma de evitar a circulação da doença? O doutor em Medicina Tropical da Universidade de Brasília, Pedro Luiz Tauil, esclarece a dúvida.

TEC./SONORA: Pedro Luiz Tauil, doutor em Medicina Tropical da Universidade de Brasília.

“Eu quero dizer para vocês, também, que nós não podemos evitar a circulação viral silvestre que infecta os macacos. E muitos macacos morrem por causa disso e nós não temos condições de evitar. Mas nós temos condição de evitar a infecção de seres humanos baseados em uma alta cobertura vacinal da população que vive em áreas rurais com recomendação de vacina e próximas às matas, ou que adentrem essas matas, por razões de trabalho e por razão de lazer”.

LOC.: A única forma eficaz de evitar que a febre amarela se espalhe é através da vacinação. Por isso, não se esqueça: a vacina está disponível gratuitamente durante todo o ano, nas 36 mil salas de vacinação que existem no Brasil. Compareça a uma unidade de Saúde para saber se você deve se vacinar e descobrir quais são as contraindicações da imunização. Par mais informações, acesse o site: www.saude.gov.br. 

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

 


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.