MINUTO DA SAÚDE: Especialista explica quais as chances de a febre amarela se espalhar para zona urbana do país

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

LOC.: Atualmente, no Brasil só há casos de febre amarela silvestre. Isso significa que a doença, que já infectou mais de 260 pessoas no país, só é transmitida por mosquitos que existem nas zonas rurais. Mas existe o risco de o vírus começar a circular nas zonas urbanas do Brasil e ser transmitido pelo mesmo mosquito que transmite a Dengue, o Zika e a Chikungunya. É o que conta o doutor em Medicina Tropical da Universidade de Brasília, Pedro Luiz Tauil.

TEC./SONORA: Pedro Luiz Tauil, doutor em Medicina Tropical da Universidade de Brasília.

“Existe o risco de uma pessoa que está infectada pelo vírus da febre amarela no ambiente silvestre ir para uma cidade onde existe o mosquito Aedes aegypti e ela, no seu período de transmissibilidade, no seu período de viremia, isto é, no período em que o vírus está circulando no sangue… Qual é esse período? São os três a cinco dias após o início dos sintomas. Nesse momento, ele pode infectar mosquitos que circulam nas cidades onde ele pode ter se dirigido. Isso pode acontecer. Mas é preciso que existam muitos mosquitos, porque esse período de transmissibilidade da Febre amarela é muito curto. Para você ter uma ideia, é a metade do período da transmissibilidade para a Dengue. Então é mais fácil o Aedes aegypti transmitir Dengue do que a Febre amarela. Mas que ele pode, ele pode.”

LOC.: Para evitar que o vírus comece a circular nas zonas urbanas do Brasil, é muito simples: basta que as pessoas se vacinem contra a Febre amarela. A vacina é o único jeito de evitar que a doença se espalhe. Por isso, descubra se você precisa se vacinar e quais são as contraindicações da imunização. É só entrar no site: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.