MINUTO DA SAÚDE: Especialista explica contraindicação de vacina da febre amarela para gestantes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

LOC.: O aumento do número de casos de febre amarela no Brasil preocupa muito as futuras mamães que ainda não tomaram a vacina contra a doença. No período de gravidez, é muito importante que a gestante fique atenta a todos os remédios que vai tomar. A vacina contra a febre amarela, por exemplo, é contraindicada para grávidas, como explica o doutor em Medicina Tropical da Universidade de Brasília, Pedro Luiz Tauil.

TEC./SONORA: Pedro Luiz Tauil, Medicina Tropical da Universidade de Brasília.

“Mas é preciso que haja uma avaliação da relação risco/benefício para ver se vale a pena ela correr o risco e tomar a vacina. Além de gestantes, mães que estão amamentando seus filhos no leite materno, amamentando seus filhos até seis meses, também têm que ser avaliadas para verificar se o risco/benefício compensa a vacinação dessas pessoas. Só mesmo dar a vacina quando houver um benefício maior que o risco. Isto é, uma pessoa que está em uma área de transmissão da febre amarela e está gestante. Então aí você pesa e verifica: é preferível correr o risco de a criança adquirir alguma complicação do que ela morrer de febre amarela.”

LOC.: Para aquelas pessoas que vivem em lugares de risco de infecção por febre amarela, mas que não podem se vacinar, o Ministério da Saúde recomenda o uso de repelente de inseto. Existem no mercado formulações próprias para crianças entre seis meses e dois anos de idade e para gestantes. As crianças menores de seis meses de idade que não podem receber a vacina e nem usar repelentes, devem ficar o tempo todo sob mosquiteiros ou em ambientes protegidos por telas. O médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação em áreas e situações de emergência epidemiológica. Compareça a uma unidade de Saúde para saber se você deve se vacinar e descobrir quais são as contraindicações da imunização. Par mais informações, acesse o site: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

Receba nossos conteúdos em primeira mão.