MINUTO DA SAÚDE: Especialista comenta quais os períodos mais críticos para os bancos de sangue

Férias e feriados estão entre as ocasiões 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE
 
LOC.: O período das festas juninas faz com que parte dos hemocentros do Brasil ligue o sinal de alerta. O coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Francisco Vormittag, comenta que os bancos de sangue do Brasil, em determinadas épocas, registram situações críticas com o estoque de sangue.
 
TEC./SONORA: Flávio Francisco Vormittag, coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde
 
“Na verdade, nós estamos sempre abaixo do preconizado. Existem épocas em que as doações diminuem. Além do período de férias e feriados prolongados, os meses mais frios também registram diminuição de doações. Então, os níveis de doações diminuem, fazendo com que sejam necessárias campanhas e apelos dos hemocentros e da mídia para chamar, convocar, pedir, para as pessoas doarem sangue. O ideal é, quem doa sangue, deve fazer isso de maneira regular. ”
 
LOC.: Para doar sangue, é preciso pesar mais de 50 quilos, estar com uma saúde boa e ter entre 16 e 69 anos, além de ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Todo o procedimento é feito com material descartável. Para menores de idade, entre 16 e 18 anos, é necessária autorização dos pais ou responsáveis. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações sobre doação de sangue, acesse saude.gov.br/doesangue Ministério da Saúde, Governo Federal.
 
TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

Receba nossos conteúdos em primeira mão.