Data de publicação: 31 de Janeiro de 2017, 20:20h
LOC.: No ano passado o Brasil registrou mais de duzentos e dez mil casos de Zika, transmitida pelo mesmo mosquito da Dengue e da Chikungunya. Depois que a pessoa é picada pelo mosquito transmissor da doença, leva-se entre três e 12 dias para que os sintomas do vírus apareçam. Você sabe quais são eles? O consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Kleber Luz, fala mais sobre o assunto.
TEC./SONORA: Kleber Luz, Consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia
“Zika praticamente não dá febre. Excepcionalmente tem uma febre elevada. O que chama atenção do Zika é que depois de um ou dois dias que a pessoa se sente mal, ela desenvolve manchas vermelhas... elas começam no tronco e vão descendo até os membros inferiores, até as pernas e se você passar a mão, vai encontrar pequenos ‘carocinhos’, acompanhados de coceira. É uma coceira bastante intensa, que prejudica realmente o sono da pessoa. Junto com isto, os olhos ficam avermelhados e vai surgir então a dor articular, onde as juntas ficam como que inchadas, começa a ter dor... não é uma dor tão intensa, mas é uma característica da doença. Em geral, ao final de uma semana ou duas semanas, a pessoa está recuperada sem maiores problemas... em alguns poucos casos a Zika, podem evoluir para complicações que levam a Síndrome de Guillain-Barré, que tem como sintomas a inflamação dos nervos que provoca fraqueza muscular. A Síndrome pode levar a morte, por esse motivo, caso a zika evolua para um quadro mais grave, deve-se procurar o serviço de saúde.
LOC.: Quer saber mais? Acesse saude.gov.br/combateaedes.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev