MINUTO DA SAÚDE: Brasil é referência em doação de sangue

Ministério realiza acordos de cooperação com outros países 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE
 
LOC.: Em junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Doar sangue é um ato de solidariedade. Um gesto que pode salvar vidas. Quem doa sangue ajuda muitas pessoas que estão com a saúde delicada. Seja por conta de tratamentos de doenças crônicas, de acidentes ou passando por cirurgias. O sangue é único. Não se compra em farmácia ou está disponível em prateleiras de supermercados. Só se consegue sangue através da doação voluntária. E o Brasil, como está a doação de sangue em relação aos outros países do mundo? O coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Francisco Vormittag, dá um panorama sobre o assunto.
 
 TEC./SONORA: Francisco Vormittag, coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde
O Brasil é uma referência mundial em termos de doação solidária de sangue. Inclusive, nós procuramos, em acordos de cooperação, através do Itamaraty, fazer treinamentos e exportação do nosso conhecimento em relação a doação voluntária, captação de sangue, como lidar com o sangue. Temos vários acordos para o Brasil exportar o seu conhecimento nesse assunto. ”
 
LOC.: Apesar de ser uma referência, menos de 2% da população brasileira doa sangue constantemente, segundo dados do Ministério da Saúde. Doar sangue é fundamental para manter os estoques em boa situação. Todo o procedimento é feito com materiais descartáveis e não traz nenhum risco para o doador. Menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis para doar. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações sobre o assunto, acesse: saude.gov.bgr/doesangue. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

Receba nossos conteúdos em primeira mão.