Data de publicação: 17 de Abril de 2017, 22:00h
LOC: Por se tratar de uma de uma doença transmitida por contato pessoa a pessoa, a tuberculose pode muitas vezes assustar familiares e pessoas que convivem com isso. Contudo, ela é tratável e o paciente não precisa de isolamento. O diagnóstico e tratamento são fornecidos gratuitamente pelo SUS e quanto mais rápido o início do tratamento melhor a qualidade de vida daqueles afetados.
É o que explica Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle a Tuberculose do Ministério da Saúde.
TEC/SONORA: Denise Arakaki, Coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde.
“Temos que engajar profissionais de saúde, famílias, comunidades e a sociedade civil em um entendimento que a tuberculose depende de todos nós para ser vencida, um paciente com tuberculose precisa ser bem acolhido pelo serviço de saúde, a família não pode ter preconceito contra aquele indivíduo, os colegas de trabalho precisam entender que a tuberculose é uma doença transmissível e tem cura, mas o individuo rapidamente deixa de ser transmissor, o convívio social é possível, as pessoas da família ou do trabalho precisam ser investigadas frente a casos de tuberculose para minimizar que outras pessoas contraiam o bacilo.”
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev