MINUTO DA SAÚDE: Agências transfusionais também funcionam como centro de coleta de sangue? Especialista esclarece

Especialista esclarece

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE
 
LOC.: A doação de sangue pode ser feita em todos os estados do Brasil. Ao todo, o país conta com 27 hemocentros coordenadores, um em cada capital e um no Distrito Federal, além de cerca de 500 unidades de coleta de sangue. No entanto, toda unidade que trabalha com sangue é um ponto de coleta, como as unidades transfusionais, por exemplo? O coordenador de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Francisco Vormittag, esclarece.
 
TEC.SONORA: Flávio Francisco Vormittag, coordenador de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde
 
“A princípio não, porque o equipamento que uma agência transfusional necessita é muito simples. É basicamente uma unidade em que ele possa fazer uma infusão do composto, hemoglobinas, do que for. Então, a princípio, pela própria regulamentação, as agências transfusionais só receberiam as bolsas de sangue com seus hemocomponentes, seja pelos glóbulos vermelhos, brancos, em fundir com o paciente que está necessitado. ”
 
LOC.: Por isso, quando você for doar sangue, entre em contato com o hemocentro de seu estado, que, na maioria das vezes, fica na capital, e se informe sobre a unidade de coleta de sangue mais próxima de você. Homens podem doar até quatro vezes no ano, já as mulheres, até três vezes. Menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis para doar. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações sobre o assunto, acesse: saude.gov.bgr/doesangue. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 
 
TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

Receba nossos conteúdos em primeira mão.